O espantoso crescimento do mercado brasileiro de vinhos

O vinho é apreciado no mundo todo. E o mercado brasileiro de vinhos tem crescido significativamente nos últimos anos. Você sabe por quê?

O mercado mundial de vinhos gerou no ano passado o valor de 35,9 bilhões de euros. Vale salientar que se trata de uma análise de setor global onde apenas a Itália, a Espanha e a França foram responsáveis por 56% do volume comercializado e 63% do valor total do vinho exportado mundialmente, conforme informativo da Wine News Italy.

Esses resultados demonstram que existe um enorme potencial a ser explorado pelas nações que se interessam de forma significativa pelo expressivo e valioso mundo do vinho. Embora, atualmente, considerados mercados “menores”, muitos países, entre os quais o Brasil está no topo da lista, podem se tornar mercados relevantes, principalmente por causa do número populacional e das possibilidades de crescimento econômico.

O Brasil é um mercado que possui mais de 220 milhões de consumidores. Esse número desperta a atenção do setor mundial de vinhos. Em comparação com o mercado atual, a probabilidade de crescimento futuro é gigantesca. O Chile é o principal parceiro comercial de vinhos finos, com mais de 159 milhões de euros em valor no ano passado, seguido da Argentina que, além de disponibilizarem produtos de elevada qualidade são impulsionados pelos benefícios do Mercosul. Os vinhos portugueses ocupam a terceira posição seguida pelos vinhos franceses.

Esse é o mercado brasileiro de vinhos. Otimista, promissor, cobiçado e aberto a muitas oportunidades e a todas as categorias de vinho.

O mercado interno brasileiro é dominado pelos vinhos de mesa que são comumente chamados de vinhos suaves ou doces. Esses vinhos constituem mais de 90% da produção e consumo, elaborados com uvas diferentes da vitis vinífera, que são as uvas cultivadas e apropriadas para a elaboração de vinhos finos.

Os vinhos suaves possuem mais de 25,1 gramas de açúcar residual por litro. Enquanto os vinhos denominados meio secos possuem de 4,1 g/l até 25 g/l. e os vinhos secos, até 4,0 g/l.

A legislação brasileira não exige que sejam especificados nos rótulos dos vinhos de mesa a variedade e/ou safra das uvas, tornando os produtos mais baratos e de baixa qualidade. Apenas 10% da produção brasileira são de vinhos finos, ou seja, vinhos de elevada qualidade. Isso significa que existem muitas oportunidades no mercado brasileiro de vinhos finos e muitas chances para crescimento. Além disso, a preferência pelos vinhos de qualidade passa por um crescimento repentino e considerável. O consumo per capita de vinhos finos no Brasil atingiu 2,78 litros, conforme a plataforma CupomValido. Um índice animador, tendo em vista que é o mais elevado dos últimos anos. O melhor desempenho foi conquistado pelos espumantes que cresceram 13,9% em quantidade e 36% em valor.

Temos que reconhecer que a pandemia revolucionou muitos paradigmas relativos aos vinhos no Brasil. Esse crescimento foi apoiado, principalmente, pelos canais digitais. O comércio eletrônico tem sido uma alavanca para o crescimento do consumo de vinhos de qualidade. Mas, o destaque nas preferências é o espumante brasileiro que está inovando a cada dia e conquistando níveis muito elevados de qualidade. O mundo todo já conhece a qualidade suprema dos espumantes brasileiros.

Esse crescimento do mercado brasileiro de vinhos está despertando os olhares de grandes produtores de todas as partes do mundo. Os vinhos portugueses já estão conquistando uma fatia generosa desse mercado com produtos excelentes a preços competitivos. Isso enriquece a oferta e atende a uma demanda crescente por rótulos internacionais também.

As novas mentalidades e percepções de uma gastronomia sofisticada, paladares apurados, as exigências de qualidade, os novos hábitos e costumes brasileiros são fatores relevantes que fazem a diferença e impulsiona o crescimento de um mercado consumidor expressivo.

Isso é uma realidade: O brasileiro tem demonstrado maior interesse por vinhos de qualidade, tanto os importados quanto os maravilhosos vinhos finos nacionais.

Outro fator relevante que aquece o mercado consumidor brasileiro e vale a pena ser repetitivo para evidenciar esse posicionamento: A qualidade dos vinhos nacionais tem melhorado muito. Novos produtores estão se destacando por todo país com vinhos de qualidade invejável. Esses vinhos estão conquistando prêmios internacionais e obtendo cada vez mais a confiança e satisfação dos consumidores. É uma ampla gama de excelentes vinhos, desde os mais acessíveis até rótulos mais sofisticados, com preços mais altos. Isso permite que consumidores de diferentes perfis encontrem opções que se moldam ao seu gosto, as suas exigências e orçamento.

Os frequentes eventos e ações de marketing, por exemplo, também são fatores que atraem muitos interessados, ajudam a divulgar novos rótulos, seus produtores e contribuem consideravelmente na expansão do mercado.

Portanto, é notório o crescente interesse pela cultura do vinho no Brasil. A educação no consumo e o desenvolvimento de hábitos saudáveis, fundamentados em uma conduta exemplar e sólida, a busca por uma alimentação equilibrada, estimula os apreciadores de um bom vinho e ampliam o mercado consumidor, gerando crescimento e enormes oportunidades.

Esses fatores combinados demonstram o crescimento do mercado brasileiro de vinhos e apontam para um futuro potencial crescimento.

Portanto, quando constatamos um crescimento no consumo de vinhos, embora em um baixo índice percentual, este número torna-se animador quando se trata de um enorme mercado consumidor como o brasileiro.

Todos estão cientes das perversas taxações tributárias que penalizam o mercado de forma geral. O povo brasileiro enfrenta momentos delicadíssimos. Porém, a pulsação no peito dessa gente supera qualquer dificuldade. A garra, a determinação, a persistência e a força do trabalhador brasileiro faz a locomotiva embalar e o entusiasmo está acima de todos os obstáculos.

O talento e a competência dessa gente brasileira faz a diferença.

Um brinde ao nosso crescimento, a nossas conquistas e resultados!

Um brinde ao povo brasileiro que arregaça as mangas e busca uma vida melhor, um futuro melhor e um mundo melhor!

SAÚDE!!


Comentários

Uma resposta para “O espantoso crescimento do mercado brasileiro de vinhos”

  1. Avatar de Anelise Fonseca
    Anelise Fonseca

    Legal!

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