Vinhos do Brasil – A hora é agora

Começam a chegar ao mercado os vinhos brasileiros de alta qualidade elaborados com a histórica safra 2020. Considerada a melhor safra entre décadas, este ano é enorme a expectativa de edições de vinhos excepcionais e espumantes de requintada elegância.

Os apreciadores, amantes dos espumantes e vinhos de qualidade, não podem mais esperar e segurar a ansiedade. Afinal, a colheita 2020 foi considerada a “safra das safras” onde a produtividade e a qualidade alcançaram um perfeito equilíbrio exaltando a dedicação e competência dos vitivinicultores, enólogos e todos os profissionais que destinam seus esforços e afeição em busca desses nobres resultados.

As maravilhosas uvas colhidas na safra brasileira deste ano, que teve início em janeiro e terminou em março, aproximadamente, foram destinadas à vinificação e alguns vinhos já foram apresentados ao mercado, entre eles o Miolo Wild Gamay Nouveau elaborado com a uva Gamay ( pronuncia-se “Gamé”) e muitos vinhos brancos, que geralmente são apreciados mais jovens, frescos e elaborados, principalmente, com as uvas  Chardonnay, Sauvignon Blanc e Moscatel.

Porém, os fascinados por vinhos mais maduros, mais aprimorados, com passagem por madeira, com taninos mais aveludados, aromas intensos, com características mais elegantes e complexas, já podem comemorar. Mesmo tendo que aguardar por um amadurecimento de seis meses – outros permanecerão mais tempo – os vinhos desta safra histórica estarão chegando ao mercado já em setembro, para delírio de toda turma.

Todos estão otimistas. A qualidade apresentada por todas as variedades de uvas cultivadas no Brasil neste ano anima a opinião dos críticos e especialistas mais discretos e modestos, enquanto os mais entusiasmados sustentam a doutrina que presenciaremos edições históricas de vinhos brasileiros.

É uma pena que a carga tributária que incide sobre os vinhos brasileiros seja tão pesada. Cerca de 55% do preço que pagamos por um vinho nacional é imposto. Você não leu errado não. É isso mesmo. Continuaremos na torcida para que esse percentual seja revisto e nossos vinhos obtenham uma tributação mais justa.

Um dos fatores fundamentais para o sucesso desta safra foi a estiagem no período de frutificação. Porém, mesmo com a imensa ajuda da natureza, é imprescindível exaltar o contínuo e obstinado aprimoramento da intervenção humana conquistado nos últimos anos nas vinícolas do Brasil. É o que chamamos de inovação e modernização de técnicas de manejo das vinhas. As características dos terroirs brasileiros conduzem a enologia nacional à busca de novidades e mudanças e isso apresenta um resultado de elevada criatividade.

A evolução da enologia brasileira é evidente e incontestável. Os investimentos em conhecimento e formação profissional, em atualizações tecnológicas e melhoria de processos impulsionaram o vinho brasileiro a um patamar muito mais elevado e diferenciado. Os resultados são claros e estão expostos ao mundo todo com vinhos e espumantes que se destacam entre os melhores do mundo.

É para comemorar mesmo! Safras históricas e edições inusitadas de vinhos. O vinho brasileiro ocupa seu merecido lugar e é reconhecido no mundo todo.

Tudo isso sem mencionar o suco das uvas, muito saboreado e requisitado tanto no mercado interno quanto no externo. O suco de uvas do Brasil conquistou um nível de qualidade extraordinário.

No ano de 2018, quando também a safra atingiu um nível bastante elevado, as condições climáticas não ajudaram tanto, mas isso favoreceu muito as variedades precoces, ou seja, as castas que amadurecem primeiramente. Mas colaborou imensamente com as últimas que foram colhidas como a Tannat, que atingiu um nível excelente. Porém, neste ano de 2020 todas as castas amadureceram de forma impecável e foram colhidas na condição perfeita.

Por isso, vinhos brasileiros desta safra 2020 que estão chegando ao mercado agora, tanto os destinados à guarda, ou seja, vinhos que guardamos para o envelhecimento ou maturação, quanto os elaborados para o consumo jovem ou fresco, que são os vinhos para degustação imediata, são os vinhos ideais, que prometem uma qualidade excepcional. Com toda certeza agradará imensamente todos os apreciadores exigentes e impacientes com a angústia pela espera por esses vinhos no mercado nacional e de todo o planeta.

Que estamos ansiosos, não resta dúvidas. Que a angústia pela espera desses vinhos é grande… também não podemos negar.

Mas, quem disse que não estamos comemorando desde já?

Mesmo com esse clima de aflição causado pela ansiedade da espera por provarmos o néctar desta safra prestigiada, não podemos deixar de comemorar.

Temos que comemorar muito. A vibração é imensa. O entusiasmo é evidente e notório.

O vinho brasileiro se destaca ano após ano e enche nossas taças de orgulho.

Um brinde ao nosso vinho!! Um brinde a nossa alegria!!

Um brinde a todos nós!!

SAÚDE!!


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *