Vinhos Chianti – Talento da Toscana com raça italiana

A região da Toscana produz excelentes e famosos vinhos. Entre tantos rótulos admiráveis e consagrados produzidos nessa parte da Itália, estão os renomados e prestigiados vinhos Chianti. Vamos apurar esse emblemático sabor da Toscana e atestar a nobreza do paladar italiano.

Chianti é o nome de uma região da Toscana, na Itália. Esta área repleta de colinas e coberta por imensos vinhedos está localizada entre as cidades de Florença e Siena. Daí a origem do nome de um dos vinhos mais comercializados, tanto no mercado interno italiano quanto no internacional.

Nesse território a uva tinta Sangiovese é predominante. O vinho Chianti é um dos vinhos mais consumidos e famosos do mundo. Na sua elaboração, depois da revisão da DOCG de 1990, são empregadas as uvas Sangiovese, na totalidade ou em um percentual predominante e também outras uvas tintas como Colorino, Canaiolo, Mammolo e as conhecidas Cabernet Sauvignon e Merlot. As uvas brancas Trebbiano e Malvasia geralmente participam da combinação nos vinhos de consumo cotidiano.

Existem vários tipos de Chianti, desde os mais simples aos mais encorpados e complexos. Mesmo os mais simples, vindo de um bom produtor, são vinhos de elevada qualidade, muito apreciados, principalmente, no acompanhamento das refeições.

O vinho Chianti Clássico é elaborado com as melhores uvas procedentes dos melhores vinhedos. São perfumados, com ótima estrutura, equilibrados e extremamente saborosos. São vinhos dotados de um paladar muito peculiar de frutas silvestres e um fundo de carvalho novo.

Os produtores integrantes do consórcio do Chianti Clássico utilizam como símbolo e identificação de seus vinhos um galo preto, muito conhecido no mundo todo como Gallo Nero.

Existem muitos outros vinhos Chianti menos famosos, mas que desfrutam de enorme prestígio no mundo todo. Entre eles podemos citar os Chianti Ruffina, provenientes das áreas mais altas e também bastante frias. São vinhos potentes e de boa acidez. Os Chianti Colli Fiorentini são um pouco mais leves, ótimos para consumo imediato. Os Chianti Colli Senesi também possuem grande estrutura e ótima qualidade.

Porém, os mais notáveis são os Chianti Clássico Riserva. São vinhos extremamente encorpados, complexos, com excelente buquê e muito longevos.

Na Villa de Greve, região de Chianti, é onde ocorrem os melhores eventos anuais. No mês de maio, as vinícolas abrem as adegas para visitações e degustações. É um passeio maravilhoso. Na segunda semana de setembro as festividades são imperdíveis. Para obter melhores informações, acesse o site www.chianticlassico.com

Quanto aos vinhos Chianti, é indiscutível a supremacia dos Chianti Classico Riserva. Saborosos, cor escura, encorpados, elegantes e fascinantes.

Mas vale muito a pena conhecer os demais. Alguns são varietais e , principalmente, elaborados com a uva Sangiovese. Outros com percentuais de outras uvas tintas ou uvas brancas, como a Trebbiano e Malvasia, todos impressionantes.

Aliás, talento na elaboração de seus vinhos não falta na Toscana.

Não precisa nem mencionar a competência e a maestria italiana.

Experimente os vinhos Chianti, você vai se surpreender.

E apenas mais um detalhe…

Não esqueça os amigos de sempre.

Um brinde aos amigos!!!

SAÚDE!!!


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *