Comemoramos todo dia 21 de fevereiro o “Dia Nacional do Imigrante Italiano”. Vamos celebrar essa encantadora e fascinante culinária e reverenciar seus vinhos que estão entre os maiores e melhores do mundo.
E vivi l’Italia, ragazzi! E vivi questi meravigliosi italiani!!
O Brasil abriu as portas e o coração a essa gente trabalhadora, dedicada e competente. Assim, se tornou o país com a maior colônia italiana do mundo.
A Lei 11.687, de 02 de junho de 2008 estipulou o dia 21 de fevereiro como o dia do imigrante italiano no Brasil e tem como principal objetivo homenagear os descendentes dos imigrantes. Portanto, em todo território da nação brasileira festejamos este dia e com muita alegria celebramos o reconhecimento da grandiosidade da participação italiana no desenvolvimento de nosso país.

As tradições italianas são mantidas muito vivas em nosso país. São aproximadamente 30 milhões de descendentes dos imigrantes italianos que nos enaltecem e nos prestigiam com seus costumes em todo Brasil.
A gastronomia italiana se destaca no mundo todo e seus vinhos maravilhosos encantam não somente os apreciadores brasileiros, mas os aficionados e entusiastas do mundo todo.
A Itália cultiva milhares de variedades de uva e produz quase uma infinidade de vinhos excepcionais, famosos e aclamados no mundo inteiro. Essa diversidade de uvas e vinhos muitas vezes confunde os ardorosos admiradores. É o caso do Vino Nobile di Montepulciano, DOCG, produzido na cidade de Montepulciano, muito próxima à cidade de Montalcino, na Toscana, onde são elaborados inúmeros vinhos ilustres.
Montepulciano também é o nome de uma variedade maravilhosa de uva e que produz um vinho fascinante, o Montepulciano d`Abruzzo, DOC, originário da região de Abruzzo. Está localizada na área central da Itália, banhada pelo Mar Adriático. Esse vinho é ícone no mundo inteiro, quando elaborado por um bom produtor.

A cidade de Montepulciano situada na região da Toscana é pequenina e muito charmosa. Tudo ali é muito bonito e muito bem conservado. Está situada na encosta de uma colina e o visual que se tem de lá é inesquecível. Possui ótimos restaurantes e os hotéis possuem uma estrutura invejável. As vinícolas são próximas uma das outras e a maioria está aberta aos visitantes.

A uva mais cultivada nos arredores da cidade de Montepulciano também é a Sangiovese, assim como na maioria da região da Toscana, inclusive é a uva que produz o vinho Chianti. É com essa uva que é elaborado o Vino Nobile di Montepulciano. Este prestigiado vinho italiano foi classificado pelo sistema de controle, desde o ano de 1983, com a sigla DOCG que significa Denominazione di Origine Controlata e Garantita. O Vino Nobile di Montepulciano foi o primeiro vinho a ser comercializado com a sigla DOCG.
Com autorização do Comitê do Ministério de Políticas Agrícolas que acatou a solicitação do Noble Wine Consortium, a palavra “Toscana” entra no rótulo do Vino Nobile di Montepulciano e também no vinho Rosso de Montepulciano. Com esse entendimento, o objetivo principal é favorecer a identificação correta dos vinhos e seus respectivos territórios de origem.
Esta decisão também foi comemorada na região de Abruzzo.
Na pequenina cidade de Abruzzo, pouco mais retirada do litoral, localizada entre as montanhas, come-se e bebe-se muitíssimo bem. Nos charmosos restaurantes do lugar os vinhos elaborados principalmente com a uva Montepulciano, são servidos como acompanhamento de carne de porco, um prato típico desse lugar, simplesmente delicioso.
Existe uma tradição na atraente e formosa cidadezinha de Abruzzo que diz que nada do porco é jogado fora. Os presuntos da carne de porco, criados de forma totalmente natural, são acentuados no tempero, picantes e maravilhosos. Ali é produzida a tradicional Ventricina del Vastese, uma linguiça curada, grossa e bem comprida, muito saborosa. Acompanhada por um vinho Montepulciano do lugar, tudo fica mais atraente e prazeroso.

Nos arredores da cidade de Abruzzo o cultivo de vários pequenos vinhedos se destaca na paisagem. São inúmeros agricultores que possuem suas vinhas e produzem seus vinhos. É uma gente simples e trabalhadora que recebe os visitantes com muito carinho e simpatia. Pessoas que se orgulham do que fazem. Trabalhadores que elevam e enobrecem suas origens. Refletem os nossos descendentes de imigrantes que tanto nos orgulham.

Mas, não é somente nessa região que as virtudes se afloram. Por toda a Itália encontramos gente assim. Pessoas que trabalham com afinco e dedicação. Por todas as regiões italianas encontramos excelentes restaurantes, culinária maravilhosa, vinhos excepcionais elaborados por gente orgulhosa, que enfeitam as ruas, ressaltam suas cozinhas e suas comidas apetitosas.
Assim é toda a Itália. Assim é essa gente singela e distinta. Sublime, nobre e familiar.

Todos os brasileiros se orgulham dos descendentes de imigrantes italianos no Brasil.
Parabéns a essa gente que alavanca o crescimento de nosso país!!
Un brindisi ai discendenti italiani in Brasile!!
Persone laboriose!!
Persone nobili e semplici!!
Un brindisi a tutti noi!!
SALUTE!!
Deixe um comentário