Turismo, vinhos e gastronomia sofisticada. Tendências para 2024.

O turismo, a gastronomia e o charme dos vinhos finos estão no topo dos desejos da grande maioria das pessoas em todo mundo. Essa é a opinião das pessoas que pretendem viajar este ano. Será que seus sonhos e objetivos correspondem com essa gente entusiasmada? Vamos ver?

Viajar, conhecer novos lugares, pessoas e culturas diferentes, relaxar, renovar e inspirar a alma e curtir cada momento são pretensões que não podem ser distanciadas de uma refinada gastronomia e dos vinhos fascinantes durante os doze meses do ano.

No Brasil, os vinhos brancos e rosés e principalmente os espumantes, já conquistaram boa parcela das preferências. Mas, a tendência permanece com os vinhos tintos encantando a mesa dos apreciadores.

Os brasileiros se encantam com os vinhedos, com o turismo rural e aproveitam os primeiros meses do ano, que são dedicados à colheita das uvas ou vindima, para aproveitar os momentos mágicos.

Uma época encantadora para viajar por todo o Brasil e conhecer muitas regiões produtoras. Muitas vinícolas estão abertas para receber os visitantes com excelentes estruturas. Hotelaria invejável, restaurantes excepcionais que oferecem o que há de melhor da culinária regional, regados a muitos vinhos nacionais de sublime qualidade. Os vinhos brasileiros estão entre os melhores do mundo. Você pode reservar um bilhete para o paraíso em qualquer região do Brasil com preços bem em conta fazendo uma programação antecipada. Aproveite essa época do ano. Você vai se surpreender.

Os vinhos encantam tanto aos iniciantes no mundo do vinho quanto aos apreciadores mais animados e apaixonados. Muitos procuram os destinam europeus que são tradicionais na elaboração de vinhos que desfrutam de notabilidade e prestígio no mundo todo. É o caso de Portugal, Espanha, França, Itália e tantos outros países que elaboram vinhos excepcionais. São muitos os vinhos tintos, brancos e rosés e também os espumantes consagrados, premiados e cobiçados pelos mais exigentes apreciadores.

Existe uma grande vontade, por parte dos turistas, de experimentar a gastronomia e os vinhos do lugar, em espaços abertos, naturais, com características agrícolas. O contato com esses cenários rurais é uma tendência crescente que vem ganhando admiradores ano após ano e aumentando a motivação para viajar durante o ano todo. O vinho confirma sua importância nesses destinos europeus. Ele é o charme, o glamour, o êxtase e o deslumbramento que em perfeita harmonia com a gastronomia, determina com toda certeza qual será o próximo destino.

Outro destino que atrai milhões de turista anualmente é a Flórida, nos Estados Unidos. E este ano não será diferente. Um descontraído provérbio americano diz que “Um dia desfavorável na Flórida é muito melhor do que um dia prazeroso em qualquer outro lugar do mundo”.

Vale lembrar que na terra do “Sunshine State” comer fora e consumir ótimos vinhos é uma cultura do lugar. É muito elevado o consumo de vinhos brancos, rosés e principalmente os espumantes. Isso mesmo. Um mercado e tanto para os vibrantes espumantes brasileiros que conquistaram um nível de qualidade supremo e são premiados no mundo todo. Sabemos que é difícil, mas é um mega mercado para os vinhos brasileiros.

A Flórida não é apenas a Disneylândia de Mickey Mouse e Pato Donald. É uma região com crescimento econômico gigantesco. É o segundo maior estado em consumo de vinhos dos EUA. E o número de apreciadores continua crescendo nesse lugar. Somente a agitada área metropolitana de Miami possui mais de 6 milhões de pessoas e é um enorme destino turístico. A rede hoteleira e os restaurantes empregam milhares de pessoas e impulsionam a economia do lugar. O mercado de vinhos tem ainda muito espaço para crescer.

É verdade que o vinho e a gastronomia se tornaram um fator concreto e de extrema importância na economia de muitos países. Assim como é verdade também que os fatores “vinhos finos e culinária” têm um peso diferenciado nas motivações de viagem para muita gente.

No Brasil, os hábitos mudam um pouco no campo da gastronomia e o aumento no consumo de espumantes nacionais é uma revelação relevante. Há uma tendência no aumento do consumo per capita de espumantes brasileiros, o que é claramente justificável pelo elevado nível de qualidade conquistado e a ampliação dos eventos comemorativos que promovem o consumo, que atingiu um nível bastante satisfatório nas festas de fim de ano.

Há um desejo cada vez maior pelas viagens gastronômicas e visitação às vinícolas. Uma sede enorme de cultura, conhecimento e aprofundamento do amplo, cativante e sedutor mundo do vinho.

Vamos continuar nos dedicando à satisfação dessa sede de conhecimento. Que o zelo por este trabalho seja constante.

Que a alegria de nossa união seja nossa motivação.

Um brinde ao sucesso dessas tendências,

SAÚDE!!


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *