Turismo e Vinho – Portugal é o destino perfeito

Viajar, conhecer novos lugares, sua cultura, sua história, fazer novas amizades, sorrir, gargalhar, frequentar novos restaurantes, suas especialidades e saborear os melhores vinhos do mundo é para onde vamos agora. Venham curtir.

Portugal é um país relativamente pequeno. Porém, é reconhecido no mundo todo por seus encantos, sua enorme e poderosa história, sua arquitetura única e original, claramente perceptíveis nas pontes deslumbrantes, nos prédios religiosos fascinantes, com detalhes ricos e vibrantes, na nobreza de suas construções majestosas, os famosos e marcantes azulejos que se tornaram um símbolo da cultura do país.

Além de tudo isso, Portugal é um país reconhecido pela qualidade de seus vinhos. Os pequenos parreirais e os imensos vinhedos estão por toda parte. São integrantes da paisagem de todas as regiões e são cultivados com primor evidente e dedicação distinta.

Cada região portuguesa elabora seus vinhos com um arraigado orgulho. Os vinhos refletem os sabores e aromas da terra e do clima e os produtores evitam ao máximo suas interferências, elevando suas tipicidades regionais. São regiões renomadas, reconhecidas e seus vinhos são disputados por apreciadores do mundo inteiro.

O prestígio mundial dos vinhos portugueses, que perdura há séculos, reflete a qualidade, a inabalável dedicação de seus produtores, o sólido domínio e conhecimento das técnicas de cultivo e vinificação que caracterizam um produto único e consagrado.

Para curtir mais a viagem, bom mesmo é se hospedar em uma vinícola. Muitas são denominadas de “Quintas” ou “Herdades”. Lugares apaixonantes, com vistas para os vinhedos, ótimos para relaxar e curtir o cenário esplêndido e radiante. Algumas propriedades dispõem de hotéis requintados e luxuosos. Além disso, passear entre os vinhedos, ou mesmo de balão, que existem muitos para divertir e alegrar os visitantes, provar os maravilhosos vinhos da região, tudo isso tornam os passeios inesquecíveis.

Além de hotéis requintados, existem muitos “spas” sofisticados que oferecem relaxamentos e tratamentos à base de vinhos. Para quem procura por essas predileções específicas, esse é o destino certo.

Muitas outras atividades são oferecidas pelos hotéis vinícolas portugueses aos visitantes. Passeios de jeep, caminhadas, passeios a cavalo, de bicicleta, pescarias, entre muitas outras que estão à disposição dos turistas. Para as famílias que têm crianças, são muitas as recreações infantis enquanto os pais estão em outras programações. O objetivo é curtir ao máximo as atrações apresentadas.

Em Portugal as vinhas se destacam e despertam a atenção. Elas estão nas planícies e nas montanhas de Norte ao Sul do país. Quando nos afastamos dos meios urbanos, logo nos deparamos com lindos vinhedos. Nos meios urbanos, ou seja, nos centros das maiores cidades, como Lisboa e Porto, por exemplo, os parreirais estão sempre presentes. O consumo do vinho é efetivo. Ele é marcante nas fartas mesas portuguesas e acompanha as apetitosas refeições. Ele faz parte da culinária típica regional, da cultura gastronômica do país. Por isso, o cultivo de grandes vinhedos é uma tradição em Portugal.

As vinícolas que estão às margens do Rio Douro fazem parte da história do país. Elas são inúmeras e são muitas as variedades de uvas também. Somente castas autóctones, ou seja, variedades nativas de Portugal, elas somam mais de 250 tipos. É um patrimônio de castas único no mundo, mesmo sendo um país de menores dimensões. Muitos vinhedos são seculares e denominados Vinhas Velhas, muitas vezes estampadas nos rótulos dos vinhos que geram, com a abreviatura de “VV”. E os vinhos produzidos com essas uvas possuem qualidade muito elevada e são disputados por todo o mundo. Portanto, não é somente a região do Douro que produz ótimos vinhos. Todas as regiões de Portugal produzem vinhos nobres, redondos, saborosos, que agradam imensamente aos apreciadores.

Os vinhos produzidos na região do Rio Douro, são armazenados em barricas de madeira e transportados até seus destinos através de embarcações denominadas rabelo. São barcos típicos do Rio Douro usados para esse fim, que geralmente levam os vinhos para serem comercializados ou armazenados nas adegas de Vila Nova de Gaia na região Porto. Ali estão negociantes do mundo todo e os maravilhosos e tradicionais vinhos portugueses são destinados aos mais diversos cantos do planeta.

Muitas são as variedades de uvas portuguesas, mas a uva tinta Touriga Nacional tornou-se a uva emblemática de Portugal. Outras uvas famosas que geram vinhos maravilhosos são a Baga, Trincadeira, Castelão, Alfrocheiro e muitas outras com nomes até mesmo curiosos como, Tinta Amarela, tinto Cão, Borrado das Moscas, Rabo de Ovelha, Esgana Cão entre outras dezenas.

Em Portugal, dificilmente as uvas usadas na elaboração dos vinhos são discriminadas nos rótulos das garrafas. Hoje, a tendência é existir essa classificação e muitos produtores seguem esse alinhamento.

Porém, se os nomes das uvas são curiosos e até mesmo engraçados, tenham certeza que os vinhos são excepcionais, saborosos, frutados, macios e agradam imensamente.

No Hemisfério Sul o inverno vem se aproximando. A partir do meio do ano, aproximadamente, é o verão que vem chegando ao Hemisfério Norte. Em Portugal, mais ao Norte do país, as temperaturas ficam mais amenas nessa época. Porém, mais ao Sul do país, o verão costuma castigar um pouquinho. Os portugueses costumam dizer que no Sul de Portugal só existem duas estações do ano, o inverno e o inferno.

Bem, agora é uma questão de gosto. Seu destino depende da sua preferência. Em ambos os casos, os vinhos portugueses agradam muito. É só escolher.

Boa viagem, bons passeios, aproveitem muito e curtam os vinhos portugueses.

Um brinde com os melhores vinhos do mundo,

SAÚDE!!!


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *