Syrah ou Shiraz? Conheça essa uva e seus vinhos maravilhosos

A origem dessa uva é imensamente contraditória. Para muitos estudiosos e pesquisadores essa casta é originária do norte da região do vale do Rhone, na França, onde é denominada Syrah. Para outros, ela foi levada para a região do Rhone vindo de Marselha, no sul da França. Ela teria chegado aí levada pelos fenícios, povo da localidade da Fenícia, onde hoje é o Líbano. Já existem outros estudos que alegam que sua verdadeira origem é a cidade de Shiraz na antiga Pérsia, onde hoje é o Irã. Daí vem o nome da uva adotado principalmente na África do Sul e na Austrália.

Existem outros países que cultivam essa uva e produzem vinhos maravilhosos. Vamos conhecer tudo isso agora.

A Syrah, como é chamada na Europa e no Cone Sul, ou Shiraz, principalmente na Austrália, é uma uva tinta de excelente produtividade. Possui acidez e taninos firmes e está classificada entre as melhores do mundo na produção de vinhos finos. É uma espécie de fácil adaptação e seu cultivo se espalhou pelo mundo inteiro. É encontrada aqui no Brasil, no Chile e também na Argentina, produzindo vinhos cada vez melhores.

É uma uva muito produzida em países como África do Sul e no estado da Califórnia – USA, no Napa Valley, Sonoma, de onde se originam vinhos exaltados no mundo todo.

Os vinhos elaborados com essa casta estão cada vez mais conquistando apreciadores e caindo no gosto dos winelovers em muitos países. São robustos, de cor escura, elegantes, complexos e estruturados, com final longo e marcante.

Na França, existem maravilhosos vinhos produzidos com essa uva. Os melhores Syrah franceses são simplesmente inesquecíveis. Um exemplo perfeito é o lendário Hermitage produzido na região do Rhone. Um vinho varietal, que é o termo utilizado para os vinhos produzidos com uma única casta, ou elaborado com percentual dominante dela. Do Languedoc vem o fascinante Harmonie, de Pierre & Rémy Gauthier, um ótimo vinho de excelente custo benefício.

A Austrália vem se destacando dia após dia na produção de vinhos de qualidade. É rotulada como a grande revolução vinícola do Novo Mundo. O país adotou novas regras de produção e utiliza técnicas inovadoras na elaboração de seus vinhos. Desde o ano de 2003, quando assumiu a sexta posição mundial de produção e quarta maior exportadora, sua produção ganha destaque entre os maiores produtores e consumidores do mundo. É na Austrália que está maior plantação de Shiraz do planeta. Principalmente nos Vales do Barossa e McLaren, na chamada Austrália Meridional. Também se destacam as regiões de Victoria, Tasmânia, Nova Gales do Sul e a Região Ocidental. Portanto, foi com a Shiraz que este país se projetou como grande destaque no mundo vinícola. Seus vinhos ganharam fama internacional, como é o caso do Grange, produzido somente com essa uva.

A indústria vinícola australiana cresce exponencialmente. Por lá fincaram pé as grandes empresas do ramo. Nos últimos vinte anos as grandes vinícolas adquiriram outras menores e muitas pequenas se estruturaram e realçam sua produção no mercado internacional. A qualidade é a estrutura do sucesso.

Ganhei uma garrafa do consagrado Jacob`s Creek. Um Shiraz como eles chamam. Um vinho muito bem estruturado, simplesmente maravilhoso. Uma cor cereja escura, saboroso, muito bem equilibrado, textura agradável, excelente vinho. Gostei muito. Esse vinho é exportado para mais de 60 países. Produzido pela Orlando Wines, de propriedade da gigante francesa Pernod Ricard. Essa empresa é o símbolo do vinho australiano.

Um corte, que é o termo usado para exprimir uma mistura, muito encontrado na Austrália, é de Cabernet Sauvignon com Shiraz. Esse corte também é muito comum na França e em países bem sucedidos na produção vinícola. São vinhos concentrados e muito frutados, deliciosos quando jovens.

Na África do Sul, embora a Shiraz não seja a casta mais famosa, mesmo assim ela é muito cultivada e produz vinhos de enorme sucesso. Tudo isso devido à excelente qualidade e ótimos preços. Não é difícil encontrar esses vinhos no mercado. Vale a pena dar uma oportunidade aos Shiraz sul africanos.

Nos países do Velho Mundo, principalmente na França, os vinhos produzidos com essa uva são perfumados e possuem boa estrutura. Porém, os vinhos produzidos no Novo Mundo com essa casta, são mais robustos e complexos, muito procurados para serem apreciados ainda jovens.

Fora desses países, encontramos nos rótulos tanto Syrah quanto Shiraz, a ortografia empregada determinará o estilo do vinho.

Como vimos, diversas regiões de muitos países produzem vinhos com a uva Syrah ou Shiraz. E que vinhos!!

Agora não tem desculpas! Nada de alegar que não os conhecia.

Bem… vamos pegar as taças e compartilhar mais esse momento de alegria e descontração.

A vida é muito curta e precisamos aproveitar e apreciar bons vinhos.

Um brinde aos bons vinhos!

Um brinde aos amigos!!

SAÚDE!!


Comentários

4 respostas para “Syrah ou Shiraz? Conheça essa uva e seus vinhos maravilhosos”

  1. Matéria muito interessante e informativa, parabéns!

    1. Que bom que você gostou!
      Obrigado!!

  2. Muito bom esclarecimento. Parabéns!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *