Sopa e Vinho: Combinação perfeita para o inverno

Com a chegada do inverno, os pratos quentes ganham a preferência, é claro. Os ensopados, as canjas, as sopas, os cremes e caldos bem quentinhos ficam ainda mais fascinantes e sedutores quando acompanhados por um bom vinho.

Agora que o friozinho chegou mesmo com força, tomar um ótimo vinho é uma excelente pedida. Mas também bate uma vontade enorme de tomar um caldo bem consistente ou uma sopa quentinha e maravilhosa.

Embora estejamos habituados nas combinações dos vinhos com nossos pratos preferidos durante todo o ano, harmonizar os pratos quentes de inverno com nossos vinhos favoritos podem gerar algumas incertezas ou mesmo bastante insegurança.

A primeira dúvida que geralmente ocorre é se os vinhos combinam mesmo com esses pratos primorosos de inverno. Quanto a isso, não se preocupe. Nas temperaturas mais baixas, esse casamento é perfeito.

Mas afinal, quais os tipos de vinho combinam melhor, tintos ou brancos? Nada de aflição ou ansiedade. O inverno é uma estação encantadora que permite qualquer combinação, basta um pouquinho de atenção e tudo ficará afinado e muito requintado.

Embora os vinhos tintos sejam os mais solicitados nos períodos mais frios do ano, os vinhos brancos também ganham espaço quando se trata de pratos quentes de inverno.

Ensopados de frutos do mar, um creme de queijo, que leva Parmesão, ou mesmo fondue de queijo, por exemplo, casam perfeitamente com um vinho branco. Se o prato é substancioso, o vinho branco elaborado com a uva Chardonnay ou com a uva Sauvignon Blanc é perfeito. Procure sempre pelos vinhos brancos mais jovens, ou seja, de produção mais recente. Observe a data da safra que vem impressa no rótulo. Quanto mais recente melhor. Mas atenção, isso só vale para os vinhos brancos. A temperatura dos vinhos brancos para acompanhar pratos de inverno deve ficar aproximadamente entre 12 a 13° C.

Se o prato escolhido for um caldo verde, por exemplo, uma excelente opção é um vinho tinto mais leve como os elaborados com as uvas Gamay, Pinot Noir ou a uva Merlot que possui um corpo médio, mas combina muito bem com essas iguarias.

Vinhos rosés também são excelentes opções para harmonizar com pratos de inverno. Apenas um pouquinho mais resfriados, ou seja, uma temperatura próxima a uns 8 a 10° C.

Os pratos escolhidos possuem suas características de acordo com os ingredientes que compões a receita, ou mesmo o estilo ou gosto da pessoa que prepara a comida. Uns gostam de preparar pratos leves outros preferem pratos substanciosos e condimentados.

Porém, uma orientação sublime é escolher o vinho preferido, elaborado com a uva que você mais gosta, que conhece suas características e qualidades e baseado neste vinho escolher o prato que combina bem com ele. Não tenha receio. A grande maioria dos pratos de inverno combina muito bem com os vinhos tintos. Não se importe com isso. Curta seu prato e aprecie seu vinho. É um momento único, que aquece o corpo e a alma.

Existe quase uma infinidade de tipos de pratos quentes de inverno para se deliciar. A proposta é aquecer o frio e saborear um ótimo vinho.

Em cada país existe uma cultura diferente e assim também são os pratos.

Em Portugal, por exemplo, existe uma tradição que é mantida ao longo dos anos. É uma sopa com o nome de “Sopa de Cavalo Cansado”, saboreada com muita exultação, que é referência como fonte de energia para enfrentar o trabalho pesado. Eles preparam o prato e colocam vinho tinto misturado na comida.

Atualmente, não é mais apreciada como fonte de energia, mais é uma tradição mantida para relembrar os tempos de trabalho duro no campo.

Quando os pratos escolhidos são mais cremosos e condimentados, ou seja, com temperos mais fortes como alhos torrados ou exagerados nas pimentas, os vinhos tintos secos, de forma geral, são os mais indicados. O paladar picante e a textura cremosa pedem um vinho tinto e não um vinho branco. A opção por vinhos elaborados com as uvas Carmenèré, Merlot, Malbec, Sangiovese, Zinfandel, Cabernet Sauvignon e muitas outras tintas, sejam vinhos nacionais ou de qualquer outro país, todos harmonizam muito bem.

Os vinhos tintos, de forma geral, também são aconselhados para os pratos quentes de inverno que possuem sabor herbáceo e contêm legumes, como batatas, cenouras, abóboras, entres outros e também verduras, como couves, escarolas e muitas outras folhagens.

Evitem os vinhos tintos muito encorpados e que possuam teor alcoólico acima de 14%. Eles não harmonizam perfeitamente com esses pratos. São um pouco fortes demais. Esta especificação do teor alcoólico vem impresso nos rótulos dos vinhos. É um fator que deve ser observado.

Isso não significa que você não deve escolher um vinho fora dessas orientações. O que vale é a sua satisfação, o seu gosto, sua alegria.

Apenas recomendamos para os pratos mais leves, mesmo à base de legumes ou qualquer tipo de caldo de carne, ou com textura menos consistente, um vinho tinto também mais leve, ou seja, para que haja uma combinação mais harmoniosa e consequentemente, mais saborosa.

Portanto, nada de ficar embaixo dos cobertores neste inverno.

Abra o vinho porque a panela já está fumegando.

Arregace as mangas e prepare a mesa.

Curta isso, viva isso!! Com a família ou familiares…

Jamais esqueceremos os amigos.

Dias melhores virão!!

Um brinde a todos nós…

SAÚDE!!


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *