Que vinho servir na Ceia de Natal?

As festas de fim de ano se aproximam. O clima é de magia e mesas lindas são exibidas. Mas qual vinho apreciar? As dúvidas são constantes e as indecisões e incertezas sempre ocorrem. Fique tranquilo. Veja algumas dicas que ajudarão bastante.

Já foi dada a largada para o alvoroço das compras de fim de ano. Os presentes, as delícias natalinas e a alegria das comemorações eternizam esse mágico cenário. Muitos ainda nem pensaram no que comprar, onde comprar e também não sabem o que fazer nem o que servir. Nossa correria cotidiana não nos permite um tempo para isso, mas antecipar o que podemos ajuda muito e não devemos deixar nada para última hora, para realizarmos tudo conforme imaginamos.

Porém, mesmo definido tudo como planejado, alguns receios ou temores sempre surgirão. Harmonizar os vinhos com o que pretendemos expor à mesa sempre causa alguma insegurança.

Siga essas orientações que vamos conferir e curta, desfrute das alegrias, dos encantamentos e fascínios de suas festas. Esse é nosso objetivo principal.

A forma mais fácil de harmonizar com perfeição os vinhos com o cardápio escolhido e com o momento maravilhoso junto aos familiares e amigos é analisar criteriosamente as etapas da Ceia Natalina. É muito fácil e simples. Basta observar um pouquinho a sequência do que será servido, isto é, o que será apreciado primeiramente, o que virá em seguida e assim, sucessivamente.

Geralmente, os frutos secos são servidos primeiramente. As castanhas, amêndoas, avelãs, nozes e também os pães, bolos e panetones com frutas cristalizadas. Essas gostosuras podem ser acompanhadas por um saboroso espumante brut. Assim, tudo ficará delicioso e muitíssimo elegante.

Os espumantes brasileiros são maravilhosos e estão entre os melhores do mundo. Além disso, os preços são bem em conta.

Já os panetones com cobertura ou recheio de chocolate e os deliciosos chocotones, que são bem mais doces, ficam ainda mais maravilhosos acompanhados por um fortificado Vinho do Porto ou Vinho Madeira. Essa combinação é simplesmente deslumbrante.

Em seguida, são servidas as aves. O peru é um prato tradicional dessa época, assim como o faisão, o chester e também o favorito frango. Ao servir essas aves, podemos continuar servindo o espumante, podendo variar para um rosè ou mesmo um vinho branco. Porém, os vinhos selecionados devem apresentar leveza e elegância.

Neste momento também podem ser servidos os peixes e frutos do mar. O vinho branco é o acompanhamento perfeito. Os vinhos elaborados com as uvas Chardonnay, Sauvignon Blanc ou um elegante rosè são ideais para um acompanhamento sublime.

Caso for servido um primoroso bacalhau, não se preocupe com o vinho para acompanhamento. Como dizem os portugueses e mencionados no livro de nosso grande mestre Ciro Lilla, “Bacalhau não é peixe, bacalhau é bacalhau”. Tanto podemos servir um esplêndido vinho branco, quanto um impecável vinho tinto. Vai depender da forma como esse prato foi elaborado. Quando é servido com saladas e azeites, o ideal é acompanhado com um vinho branco. Um Chardonnay é uma alternativa precisa. Caso for preparado na grelha, uma excelente opção será um vinho tinto de corpo leve a médio. Os vinhos produzidos com as uvas Pinot Noir, Gamay e no máximo um Merlor, são escolhas celestiais.

Na etapa seguinte serão servidas as carnes suínas e vermelhas. Para as carnes suínas, os cortes mais gordurosos, como a costelinha e o pernil, o ideal para uma perfeita combinação são os vinhos tintos. Vinhos italianos combinam muito bem com comidas. Outro caminho são os vinhos portugueses, ou um Tempranillo espanhol, também os leves e saborosos franceses ou um Merlot brasileiro, são ótimas escolhas.

Os cortes suínos mais magros que possuem sabores mais suaves combinam muito bem com vinhos brancos mais encorpados como os elaborados com as uvas Chardonnay ou Riesling, ou tintos leves.

Para as carnes vermelhas, o ideal é observar o modo como foram preparadas. Mas, de uma forma generalizada, os cortes harmonizam muito bem com um Malbec argentino, um Carmenérè chileno, um Merlot ou Tannat brasileiro ou, também, um Syrah australiano. A grande maioria dos vinhos californianos combina de forma excepcional com carnes vermelhas. Esta é também uma grande opção.

Por fim, são servidos os doces, as tão temidas e esperadas sobremesas. É hora de se lambuzar com os pavês e pudins, com os mousses e cremes de frutas, os brigadeiros e doces de leite, com as tortas e rabanadas, entre tantos outros. Para uma harmonia esplêndida, os vinhos elaborados com a uva Moscatel (Muscat ou Moscato), de preferência os espumantes brasileiros produzidos com essa uva, ou os famosos vinhos do Porto.

Mas sempre alertamos para um detalhe simples, porém muito importante: Muita atenção às comemorações quando “estouramos” um espumante. Muito cuidado com a direção da rolha. Nunca direcione às pessoas. Assim, a alegria será muito maior.

Afinal é festa!! É celebração, é comemoração!!

E para tanto, a família reunida, os amigos e principalmente, o clima natalino deverão focar no momento maior que é a vinda do Filho de Deus e nosso Salvador, Nosso Senhor Jesus Cristo.

Daí o fundamento, o motivo de toda celebração e comemoração.

Brinque muito, divirta-se. Curta as amizades, os momentos de extrema alegria, viva isso intensamente.

Um forte abraço a todos.

BOAS FESTAS!!

E UM ANO NOVO BRILHANTE, COM SAÚDE, GARRA E MUITA ALEGRIA!!

Um brinde a nossa amizade, aos nossos encontros por aqui.

Um brinde a todos nós…

SAÚDE!!


Comentários

2 respostas para “Que vinho servir na Ceia de Natal?”

  1. Avatar de Renato Carvalho
    Renato Carvalho

    Gostei !!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *