Por que os vinhos são tão caros nos restaurantes?

Além de saudável e agradável, o clima de requinte, elegância e charme que o vinho proporciona a uma refeição é incontestável. Na maioria dos restaurantes de quase todos os países, essa impressão de luxo, de que apenas uma classe elitizada desfruta ao pedir um vinho, ainda persiste e a prática perversa de marcação de preços desagrada, ofende e afasta os consumidores.

Em muitos restaurantes pelo mundo, essa ideia ainda permanece. Quem pede um vinho para acompanhar as refeições, está com dinheiro sobrando e por isso pode pagar qualquer preço por uma garrafa de vinho, porque é um produto supérfluo e o objetivo é demonstrar riqueza e ostentação. Se o vinho possui uma qualidade mais elevada, o preço cobrado pelo restaurante é abusivo, muito além dos valores praticados nas lojas especializadas e supermercados. O preço do vinho nos restaurantes será ainda mais astronômico se for pedido um exemplar de uma região ou país específico.

Esses conceitos ainda estão enraizados na mente de muitos proprietários de restaurantes espalhados pelo mundo. Isso leva a inúmeros problemas como o afastamento de seu público, por exemplo, e até mesmo a extinção de seu negócio e que muitas vezes a causa não é identificada por essas pessoas gananciosas que praticam uma margem de lucro extremamente pesada. Além disso, nada contribuem para estimular o consumo de vinhos em seus estabelecimentos e consequentemente, aquecer seus ganhos, porque apresentam um valor agregado muito bom.

Muitos donos de restaurantes justificam os preços elevados em suas cartas de vinho alegando o alto custo operacional que suas empresas demandam. Da eletricidade que alimenta todos os equipamentos, passando por fina mobília, toalhas e talheres, até uma equipe bem treinada como os profissionais e chefes de cozinha, garçons e sommeliers, por exemplo, que garimpam bons vinhos para os restaurantes e garantem uma adega sortida e buscam suprir as reposições dos exemplares raros. Além disso, a elevada carga tributária que é exigida das empresas é fator relevante na obtenção de seus custos.

É claramente reconhecível que o foco principal dos restaurantes é fornecer uma refeição de excelente qualidade e absolutamente prazerosa. É aceitável o argumento de que o vinho é uma aquisição adicional.

Porém, nada justifica uma precificação abusiva e afrontosa. O equilíbrio, o bom senso e o valor justo, razoável, cobrado pelos vinhos atrairão os entusiastas e admiradores que retornarão sempre e desta forma, estarão regularmente oxigenando os proprietários mais conscientes.

Atualmente, as redes sociais, as ferramentas de busca, os meios digitais de forma geral, democratizaram a informação no planeta. Os consumidores mais exigentes e atualizados comparam preços de tudo, acessam aplicativos, QR Code, tudo rapidamente, na tela de um celular. As informações e respostas são em tempo frenético e as consultas são imediatas a todas as informações contidas nos rótulos dos vinhos. Isso derruba muitos argumentos infundados e as marcações de preços tendem a seguir um caminho mais racional e responsável.

As tecnologias devem ser acessadas pelos consumidores assim como pelos proprietários dos restaurantes para precificação de seus produtos. Basta bom senso, todos ficarão satisfeitos.

Muitos são os restaurantes diferenciados, que possuem uma carta de vinhos apurada, empresas que respeitam seu público, praticam preços admissíveis e reconhecidamente aceitáveis. Lugares onde o vinho é apreciado e considerado integrante das refeições. Seus profissionais são respeitados, amigáveis, sinceros e comprometidos com o bem estar de todos.

Nada de ganância. Nada de preços abusivos e humilhantes. Nada de deixar os consumidores desconsertados.

Os consumidores e principalmente os apreciadores de bons vinhos, esperam encontrar a qualidade e a estrutura que procuram em um restaurante. Uma boa adega, boa carta, boa variedade, bons profissionais e ótima comida. Porém, esperam também, preços justos por aquilo que apreciam.

É por isso que todos retornam. É por isso que elogiam e trazem outros e outros. É por isso que um restaurante conquista notabilidade, fama e reputação.

É claramente reconhecível que conduzir um restaurante impecável e elegante é extremamente caro.

Manter todo o conjunto em pleno e satisfatório funcionamento exige muito trabalho, dedicação e habilidade dos gestores.

Ótimos restaurantes com ótimos preços. É isso que os consumidores procuram. E quando encontram, eles voltam e assim, todos ganham, todos se sentem bem, alegres, entusiasmados. É assim que os bons restaurantes permanecem, que seus profissionais prosperam e os negócios decolam.

Portanto, nada de pagar três, quatro, cinco ou mesmo seis vezes mais num vinho no restaurante que o preço praticado no mercado.

Vamos buscar sempre o equilíbrio.

Assim, todos ganham. Todos se sentirão satisfeitos e realizados.

Um brinde a nossa alegria e a todos os amigos que apreciam um bom vinho com preço justo.

Um brinde a todos nós!!

SAÚDE!!!


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