Pinot Noir: Você sabe por que tanta comemoração?

No mês de agosto, mais precisamente no dia 18, comemorou-se o dia da uva Pinot Noir. Foi uma data imensamente badalada no fascinante mundo do vinho. Mas… seus sabores, sua origem, os vinhos mais famosos, o significado do seu nome, o que você sabe sobre isso?

Vamos conhecer um pouquinho mais sobre essa uva primorosa e seus requintados vinhos. Muita gente não sabe, mas eles encantam o mundo todo.

Os vinhos elaborados com a delicada uva tinta Pinot Noir apresentam sabores muito delicados, expressando claramente suas origens, ou seja, seu terroir e pode apresentar grandes variações entre safras, porque esta uva sente demais as alterações climáticas o que a torna muito difícil de ser cultivada. Também exige extrema dedicação do produtor para evidenciar ou exibir suas características, ou seja, seus sabores peculiares e seus aromas de frutas maduras como cereja, framboesa, amora, morango e também de ervas e flores. Outro aspecto marcante é que ele possui uma coloração avermelhada não muito intensa, o que o torna muito elegante e sedutor.

Quando elaborados por profissionais sérios e renomados, são vinhos elegantes, saborosos, interessantes, embora leves, delicados, com textura sedosa e não muito longevos.

Os vinhos da uva Pinot Noir são leves, fáceis de beber e de harmonizar, ou seja, combinam com tudo. Com pratos à base de frutos do mar, seja um bobó de camarão ou um peixinho frito, ou mesmo um salmão grelhado, ou podem acompanhar algumas carnes vermelhas e principalmente, carnes de aves.

Quando estiver em um restaurante, junto aos amigos ou familiares, onde os pratos escolhidos forem os mais variados, diferentes e leves ou em alguma reunião descontraída, o Pinot Noir é a escolha certa para uma harmonização perfeita. Tenha certeza disso. Você vai fazer bonito e saborear um vinho sofisticado. Porque é um vinho elegante, nobre, requintado e fácil de combinar com uma infinidade de pratos.

A reputação da uva Pinot Noir é proclamada e se destaca pela casca fina, delicada, muito suscetível a pragas e fungos, o que a torna muito exigente à área de cultivo. É originária da região de Côte de Nuits, na Borgonha, no Leste da França. Como já sabemos, esta variedade é cultivada há muitos séculos na Borgonha, onde encontrou seu habitat preferido. Os viticultores daquela região se referem a ela pela aparência de seus cachos com os pinheiros em forma de cone. Daí a origem de seu nome: a junção das palavras Pinot (pinheiro) e devido aos seus bagos escuros, Noir (negro) por ser uma uva tinta. Esta uva prefere as regiões de climas moderados a um pouco mais frios para atingir uma maturação completa.

Regiões com climas muito frios descendem frutos excessivamente herbáceos que geram vinhos com notas agressivas de vegetais verdes. Já em regiões mais quentes a Pinot Noir sente demais o efeito do calor e ocorre uma maturação precoce e intensa e os vinhos tendem a perder suas características finas e delicadas.

Alguns países europeus também cultivam esta uva e elaboram ótimos vinhos com essa casta. Na Itália, por exemplo, nas regiões mais ao norte do país, como a Lombardia, o Trentino-Alto Ádige e Friuli são produzidos ótimos vinhos com a uva Pinot Noir e é principalmente usada na elaboração de espumantes.

Apesar das dificuldades de adaptação e cultivo dessa variedade fora da Europa, alguns países a cultivam, embora em pequena proporção, e elaboram excelentes vinhos. Aqui no cone sul os vinhos elaborados com a Pinot Noir, possuem meio corpo e com sabor muito agradável porque os frutos atingem boa maturação.

Porém, exemplares da Austrália, da Nova Zelândia e da África do Sul também se destacam e ganharam fama pelo mundo. Já nos Estados Unidos, na Califórnia e principalmente no Oregon existem vários vinhedos da uva Pinot Noir e são elaborados vinhos de nível muito elevado com essa casta.

Mas, a uva Pinot Noir faz enorme sucesso mesmo é em sua terra natal, a Borgonha. É nessa região, com solo de elevada concentração de calcário, excepcional para o cultivo dessa variedade de uva, que são elaborados alguns dos mais renomados e consagrados vinhos da uva Pinot Noir do mundo.

É a uva Pinot Noir que compõe a estrutura, o corpo do Champanhe francês, uma das bebidas mais famosas do planeta. Essa uva também é responsável pela complexidade de sabores de muitos espumantes elaborados em vários países e principalmente do Champanhe francês em conjunto com as uvas Chardonnay e Pinot Meunier. Vale lembrar que Champanhe é somente de origem francesa. Os demais são denominados espumantes.

Grandes vinhos tintos são elaborados na Borgonha com a uva Pinot Noir. Geralmente esses vinhos são caros e raros. Entre tantos, citamos os lendários Gevrey Chambertin, Clos de Vougeot Gran Cru e o célebre e prestigiado vinho Romanée Conti, elaborado pela vinícola de Vosne-Romanée, que conquistou o título de vinho mais caro do mundo.

Em um leilão da Sotheby`s, em Nova York, no ano de 2018, um fascinado por esse vinho pagou o valor de 558 mil dólares por uma garrafa da safra de 1945, cerca de quase 3 milhões de reais. Em junho de 2021, uma garrafa deste mesmo vinho, safra de 1985, foi arrematada por quase 900 mil euros, cerca de 5 milhões de reais.

A uva pinot Noir, conhecida como “a mais branca das uvas tintas” também deu origem a outras uvas como a Pinot Grigio (Pinot Cinza), Pinot Blanc (Pinot Branca) e Pinot Meunier (Avermelhada). A uva Pinotage, que é ícone da África do Sul, nasceu do cruzamento da Pinot Noir com a uva Cinsault (pronuncia-se Sansô) que na África do Sul é conhecida como Hermitage. Daí a denominação: Pinotage.

Como vimos, a uva Pinot Noir merece todas as comemorações.

Afinal, ela é a expressão de requinte e elegância. E não podemos esquecer que o vinho de maior prestígio do mundo é um varietal, ou seja, um vinho elaborado somente com a uva Pinot Noir.

Seja um elegante e leve vinho tranquilo ou um maravilhoso espumante, não pode faltar um Pinot Noir em sua adega. Se não for para sua completa alegria, seja para entusiasmar e alegrar os amigos.

Um brinde a todos nós que curtimos tudo isso sempre juntos por aqui,

SAÚDE!!!


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *