Sempre que o assunto é vinho, normalmente abordamos os mais famosos, conhecidos internacionalmente, geralmente com preços altos, ícones inacessíveis ou inviáveis a nossa esfera. Mas não é bem assim. O autêntico mundo do vinho não pertence com exclusividade ao universo europeu, aos ambientes altamente requintados, ou a sociedades vaidosas. Um ótimo exemplo disso é a socialização ou a aculturação do vinho na sociedade americana. O vinho já faz parte da mesa e do cotidiano de um tempo para cá. Por aqui também isso já ocorre. Já observaram que os brasileiros estão bebendo mais vinhos?
É verdade! Estamos incorporando o vinho aos nossos costumes, ao nosso dia a dia. Além de todos os benefícios para a saúde que são constantemente divulgados ultimamente, as pessoas descobriram que o vinho reúne as pessoas, acompanha momentos de alegria, de simplicidade e de sofisticação ao fazer parte de todas as celebrações. O vinho está presente no dia a dia com a família reunida para as refeições, nos encontros dos grupos de amigos, nos jantares românticos e em muitos outros eventos.
Quanto a isso, não restam dúvidas. O vinho é sinônimo de encontro, de celebração. Mas, o que observamos é que a mudança cultural acontece exatamente aí. Não esperamos mais para abrir um vinho nos momentos especiais. Os vinhos já estão presentes nas coisas simples de nossos dias.
Agradecemos mais, brindamos mais. Vivemos atentos a isso a cada dia.
Celebrar o agora, as riquezas que recebemos na simplicidade cotidiana. Estamos incorporando isso na nossa vida e aproveitando mais nossos dias, o tempo presente. Buscamos mais uma vida saudável e a convivência com pessoas otimistas e alegres. Consequentemente, optamos pelos vinhos. Eles estão inseridos nesses cenários saudáveis. Por isso o aumento no seu consumo no nosso dia a dia.
Que fique sempre bem claro: Jamais estaremos incentivando o consumo de bebidas alcoólicas. O objetivo é o incentivo a praticas saudáveis, a uma vida mais alegre e feliz. Abra bons vinhos, saboreie, viva, não deixe para depois ao aguardar por ocasiões especiais. Isso tem de fazer parte de nossa rotina, de nossos dias, do cotidiano. E não se preocupe com vinhos caros. Não mesmo.
O vinho nosso de cada dia não pode e nem deve pesar em nosso orçamento. Existem muitos vinhos excelentes no mercado com preços acessíveis. Experimente mais e preocupe-se menos. Saiba que o grande consumo mundial é de pessoas comuns, como todos nós.
Infelizmente a pesada carga tributária de nosso País e a perversa ambição de muitos comerciantes acaba refletindo nos preços de muitos vinhos, inclusive nacionais, que poderiam e deveriam ser vendidos a preços muitos mais coerentes.
Em toda Europa os vinhos considerados simples, ou seja, para consumo no dia a dia, são vendidos em torno de € 4,00, o que daria uns R$ 14,00 aproximadamente. Por aqui as coisas são bem diferentes. Mas, fique tranquilo. Isso não é obstáculo. Com uma boa garimpada no mercado, com certeza, encontraremos ótimas opções.
Além dos nacionais, ótimas alternativas são os vinhos provenientes dos países membros efetivos ou associados ao MERCOSUL. Chile, Argentina ou Uruguai produzem vinhos de alta qualidade. Muitos deles são comercializados a ótimos preços. São fáceis de encontrar em lojas especializadas e também, nos supermercados, as prateleiras estão abarrotadas. Mais uma evidência de que o vinho caiu mesmo no gosto da turma.
Outra prova concreta do crescimento do consumo de vinho no Brasil é a expansão das áreas de plantio, ou seja, dos vinhedos em território nacional. Antes restritos a Região Sul do Brasil, hoje vemos produção de vinhos de alta qualidade no Vale do São Francisco, no Nordeste, e até mesmo no interior de Goiás, na Serra dos Pireneus. É a propagação do fino gosto. É a participação do vinho na maravilhosa culinária brasileira.
Existem vários sites, aplicativos e inúmeros clubes de vinhos que possibilitam o conhecimento e facilitam a aquisição. Outros aplicativos oferecem informações sobre os rótulos e muitos são de promoções em lojas especializadas e supermercados. São exibidos em programas no rádio e na TV cursos sobre vinhos e muitas alternativas que difundem a cultura do consumo cotidiano atualmente.
É uma realidade. O vinho já é integrante de nossa mesa. Embora nosso clima seja majoritariamente quente, a produção e o consumo aumentam a cada dia em todas as regiões de nosso País.
Portanto, não espere uma circunstância especial, charmosa, elegante para abrir um bom vinho.
Viva isso a cada dia. Experimente bons vinhos. Faça mais amigos. Sorria mais, viva a alegria de reconhecer as riquezas que recebemos diariamente. Isso é a verdadeira felicidade.
Um brinde aos bons vinhos nossos de cada dia!
Um brinde à SAÚDE!!!
Deixe um comentário