É verdade que essa pandemia mudou muitos nossos hábitos. O prazer das refeições, que certamente não é apenas o ato de se alimentar, mas saborear os paladares, experimentar, provar, combinar o glamour e a elegância do vinho, vai muito além do que está no prato e no copo. É a ocasião favorável para reunir a família, aproximar as pessoas, conversar, sorrir, elevar e manifestar nossa afeição por aquilo que consumimos, que nos entusiasma e amplia nosso bem estar. O vinho tem esse poder.
Essa combinação comida e vinho, que é uma parte primordial da história e da cultura do Velho Mundo, evidencia uma evolução constante nos países do Novo Mundo e no Brasil não é diferente, mesmo com o diferencial do colorido tropical.
Entretanto, com a chegada do inverno, ficar em casa pode ser muito mais interessante e prazeroso. Com uma boa pitada de criatividade, podemos transformar as dificuldades em oportunidades. Saborear um bom vinho no aconchego de nosso lar não tem preço nem adjetivos para considerar. Vinho é isso! É para ser bebido em família, na presença dos filhos e dos pais, à mesa, às refeições.
Mesmo em tempo de pandemia, de bons a excepcionais vinhos são facilmente encontrados nas lojas especializadas, nos mercados e principalmente pelo e-commerce. Com ótimos preços, uma qualidade extraordinária, com baixo custo dos fretes, muitos com promoções gratuitas em todo território nacional, proporcionadas por uma logística eficiente e facilitadas pela proximidade dos produtores brasileiros, os vinhos nacionais são a grande oportunidade do momento.
É necessário acreditar, experimentar, provar. Os vinhos brasileiros deram um verdadeiro salto em qualidade. Repito a consideração do escritor e professor Roberto Rabachino, presidente da Confederação Italiana de Sommeliers, por ocasião da 23ª Avaliação Nacional de Vinhos: “Seja orgulhoso do vinho brasileiro”. E para coroar a qualidade de nossos vinhos e espumantes, como já mencionamos aqui, há poucas semanas, no 26º Vinalies Internationales, em Paris, o Brasil conquistou o título de melhor espumante do mundo.
São muitas as opções. Temos vinhos para todos os gostos. O Brasil produz excelentes vinhos tintos, brancos, rosés e espumantes. Você pode escolher. Os investimentos em tecnologia de ponta e a dedicação incansável de nossos vinicultores disponibilizam à mesa dos apreciadores um amplo leque de variedades de elevada qualidade.
Caso escolha vinhos veganos, a Vinícola Miolo produz um vinho isento de alergênicos e 100% vegano. É o Miolo Wild Gamay 2020, totalmente destinado a quem está em busca de produtos mais naturais. Esta novidade consagra uma nova linhagem de produtos naturais voltada aos consumidores muito exigentes, que procuram por produtos essencialmente naturais, descomplicados, ou seja, fáceis de beber.
Caso a opção seja por vinhos sem álcool, para apreciadores em dietas específicas ou de vinhos desalcoolizados, encorpados, o Brasil também oferece excepcional alternativa, com tecnologia 100% nacional e com as mesmas propriedades, qualidade e características dos vinhos finos tradicionais. A Vinícola La Dorni, com sede no município de Bandeirantes, no norte do Paraná, além dos clássicos vinhos convencionais e espumantes de elevada qualidade, se orgulha em elaborar de forma semi artesanal e com uvas dos melhores vinhedos, o vinho tinto seco La Dorni sem álcool. É pioneiro na América Latina. Além disso, produz o vinho canônico João Paulo II Gradus Vocatus, um vinho especial de elevadíssima qualidade.

Com toda certeza, algumas mudanças ou alterações em nossos hábitos ocorreram e ainda ocorrem nesse período de isolamento social. Porém, a capacidade de inovação do povo brasileiro vai muito além do imaginável. A alegria e o humor contagiante dessa gente superam as necessidades mais sérias e essa descontração ajuda a promover uma divertida e gentil convivência doméstica.
Porém, o setor vitivinícola brasileiro não se afastou do foco nessa etapa. A nobreza da reverência à sua descendência, numa devoção singular e única, fez desse período de tempo um momento de conquistas efetivas, de aprimoramento de ideais, de compartilhamento de conhecimentos e experiências com o objetivo de exaltar e difundir a cultura do mundo do vinho combinado e unido aos costumes das refeições.
Gastronomia é cultura, é conhecimento, é criatividade e inovação. É prazer, é alegria, é satisfação e entusiasmo. Assim também é o vinho brasileiro, é sua qualidade, é o resultado empolgante de uma dedicação incansável, desde o cultivo das variedades de uvas até a mesa dos apreciadores.
“Essa é a grande tacada”. Sim, é a vez dos vinhos brasileiros. Nesse período de pandemia, nos aproximamos mais da cozinha, externamos nossas virtudes na culinária com muito êxito. Se agora todos nós estamos entusiasmados em “queimar o fundo da panela”, os vinhos nacionais também estão dominando nossas mesas. Sabemos e reconhecemos que muitos vinhos importados são idolatrados. Quem não tem suas preferências? Mas, não se prenda a antigos conceitos. Quebre os paradigmas, você vai se surpreender.
O vinho brasileiro está entre os melhores do mundo. Para o setor vitivinícola nacional não tem crise nem recessões. Tem sim, muito trabalho, muito empenho e aplicação.
Portanto, os resultados estão aí. As conquistas, as realizações e sucessos estão sob as lunetas do planeta.
Temos muito a comemorar. Infelizmente ainda não vencemos totalmente essa pandemia.
Mas, sob as graças de nosso Criador tudo será superado e tudo passará.
Que Deus nos abençoe e nos proteja sempre.
AMÉM!!
Deixe um comentário