A resiliência, o talento e a maestria da gente italiana não se limitam aos campos de futebol. A Itália dá a volta por cima e encanta o mundo com sua beleza, cultura, gastronomia e é claro, as uvas e as novidades dos vinhos maravilhosos.

A Itália está entre os países mais visitados do mundo. De acordo com o publicado na Wine News, é o país mais procurado de todo o planeta. Devido à cultura, arte, moda, culinária e principalmente seus vinhos elegantes e de classe muito elevada, cerca de 49% dos turistas procuram este país, seguido da França com 22% e o Japão em terceiro, com 16%. Além disso, uma a cada duas pessoas no mundo disseram que já conhecem o país e se encantaram com a qualidade de vida e a hospitalidade do povo italiano.
Para se ter uma ideia, apenas os fatores relacionados a comida e vinho foram responsáveis por 71% das decisões dos destinos das viagens e 60% dos turistas procuram participar das vindimas, que são as colheitas das uvas, que muitas vinícolas incentivam a participação dos visitantes.

Com a reabertura parcial que se iniciou no mês de maio deste ano, permitindo aos bares e restaurantes o funcionamento também à noite, a frequência e o consumo já saltaram para mais de 90%.
Agora que tudo está se normalizando, a reabertura de suas portas para os turistas do mundo todo faz o visitante se sentir mais à vontade e a Itália retorna definitivamente aos trilhos do êxito e do triunfo.

Tudo retorna à paz. A luz verde foi dada também para os festivais de verão planejados e articulados pelas vinícolas italianas, para as feiras, convenções e congressos, os centros recreativos, competições desportivas, escolas, festas de casamentos, hotéis e spas, inclusive cassinos e bingos.
O clima favorece e a vontade de curtir os finais de semana é imensa. É preciso superar os momentos difíceis e reencontrar os amigos. Assim como em muitos outros países, na Itália isso é uma realidade.
Os vinhedos italianos estão em todos os lugares, de norte a sul do país. São deslumbrantes e nos convidam aos piqueniques e passeios, a brindar a vida que se renova.

O verão 2021 já deu um colorido completamente especial a toda a Europa. Os maiores e mais famosos pontos turísticos convergem aos finos restaurantes, às adegas e aos fascinantes e sedutores vinhedos. Os países europeus investem constantemente na excelência de seus produtos e serviços. Na Itália, a superação das vinícolas e muitos de seus consórcios que buscaram e permanecem no empenho de alternativas criativas, alcançaram surpreendente resultados que esboçam um horizonte promissor e de muita alegria e exultação.

O sentimento, o espírito de recomeço é contagiante na Itália. O otimismo toma conta de todo o país. Os restaurantes e a rede hoteleira recebem reservas diariamente e os próximos meses já prometem uma movimentação ainda maior. O enoturismo está despontando como grande favorito na preferencia da grande maioria dos visitantes. O vinho italiano faz parte desse momento histórico e as inovações prometidas pelos produtores já conquistam um público que é claramente expresso pelo comércio interno e principalmente no significativo e relevante mercado externo.

Indiscutivelmente, a Itália passa por um momento de extremo otimismo. Os turistas chegam eufóricos ao país e a segurança é vista como aspecto fundamental nesse processo. A confiança em um novo tempo é demonstrada pelo alto índice de circulação de turistas dos países vizinhos, como Áustria, Suíça, Alemanha e França. Para os meses de agosto e setembro, a maioria dos pedidos de reserva vem dos americanos que buscam as belezas dos vinhedos italianos e seus vinhos encantadores. Uma clara revelação que o enoturismo é a tendência mais forte para os próximos anos.

É bastante animadora a movimentação dos operadores de turismo internacional. O verão europeu promete uma temporada muito acima das expectativas anteriores.
Por isso, a Itália toda está atenta aos princípios de segurança e saúde. Os visitantes percebem essa estrutura e formam um lastro de informações positivas. A dificuldade que ainda é latente é a falta de pessoal que foi enormemente afetada no ano passado. Até os hotéis, restaurantes, as vinícolas e os trabalhos agrícolas nos vinhedos e tantos outros ramos se adequarem a um novo tempo, ainda leva um tempinho.

Ao norte da Itália, onde a divisa com a Áustria é caracterizada pelos Alpes, as paisagens são estonteantes. Os turistas desfrutam de uma rede hoteleira envolvente e aconchegante. Os restaurantes são de níveis sublimes e as comidas são influenciadas por culturas diferentes. As proximidades com outros países, como a Alemanha e a Eslovênia, por exemplo, confere um aspecto todo especial à região, onde o frio é mais predominante e os visitantes se deliciam com as variedades culinárias inigualáveis.

Nessa região vinícola, mais precisamente o Trentino – Alto Ádige, mais ao nordeste da Itália, são elaborados vinhos brancos de alto nível. Existem muitas variedades cultivadas nesse lugar. Muitas uvas tintas como a Teroldego Rotaliano que produz vinhos tintos fascinantes.
Mas a predominância é de vinhos brancos. Aí se destaca a uva branca Ribolla que produz um vinho límpido, de tipicidade única e característica inconfundível. Um vinho branco simplesmente encantador. Outra variedade que se destaca nessa região é a uva Peverella. Porém, é cultivada em muito menor quantidade, mas também produz excelentes vinhos.

A Itália é um país que produz vários dos melhores vinhos do mundo. Um estilo consagrado, repleto de elegância e muita exuberância. Os produtores italianos inovam na elaboração de grandes vinhos e preservam suas raízes, sua cultura e assim conquistam o mundo.
Um país que enfrenta com astúcia e competência suas dificuldades e supera suas adversidades com dedicação, lealdade e primazia, retoma os caminhos da eficiência, traçados por uma gente trabalhadora, saudável, hospitaleira e muito feliz.
É assim que a Itália brilha! Tenhamos força para seguir o exemplo.
Um brinde a nossa vitalidade, ao nosso ânimo e nosso entusiasmo,
Que Deus abençoe nossos destinos,
SAÚDE!!
Deixe um comentário