Fique ligado!! Vem aí o Festival Vinhos de Portugal

Apreciar um prato saboroso em combinação com um bom vinho é sempre uma experiência memorável. Esse prazer gratificante e tão desejado torna qualquer ocasião num evento charmoso, elegante e muito especial. Com objetivo de expandir essa cultura a Associação de Produtores de Portugal promoverá, em parceria com a ABRAS – Associação Brasileiras de Supermercados, o Festival Vinhos de Portugal, que será realizado entre os dias 23 de outubro a 1º de novembro de 2020 em todo território nacional.

Ponte Dom Luis – Cidade do Porto

A gastronomia portuguesa é uma cultura que conquistou um nível elevadíssimo. As harmonizações entre pratos e vinhos vão além de suas fronteiras e encantam o mundo inteiro. São muitas as variedades de uvas nativas, exclusivas de Portugal, as quais são denominadas uvas autóctones. Com essas uvas são elaborados os mais diversificados vinhos, tanto brancos, tintos, fortificados e rosés, quanto espumantes e frisantes. São vinhos exclusivos, porque a maioria de suas uvas somente aquela gente dedicada e zelosa conhece bem e as domina.

As diversas civilizações que se sucederam naquela região, entre elas os fenícios, os gregos e romanos, introduziram suas culturas na elaboração dos vinhos e o resultado do legado dessas tradições são vinhos aperfeiçoados, de linhagens refinadas e requintadas.

Com a modernização dos processos de produção, inovações tecnológicas e grandes investimentos nas áreas agrícolas, principalmente a partir da década de 1980, os vinhos portugueses ficaram ainda melhores. Foram renovados sem perder os vínculos tradicionais e culturais. O país português está projetado entre os principais produtores do planeta.

Região do Tejo

Os vinhos portugueses são muito apreciados no mundo todo. No Brasil não é diferente. Por isso os Vinhos de Portugal apostam nessa campanha promocional inédita em várias redes de supermercados em todo nosso país.

Devido ao isolamento social, os apreciadores de vinho readaptaram seus hábitos de consumo. As restrições impostas aos bares, restaurantes e nos diversos estabelecimentos do ramo alimentar estabeleceram um aumento significativo nas vendas de vinhos nos supermercados. De acordo com as recentes pesquisas, as vendas nessas lojas registraram um aumento de mais de 50% nas regiões Sul e Sudeste e acima de 35% nas demais regiões do Brasil.

Mesmo numa ocasião atípica, o momento é extremamente promissor para o setor supermercadista. Por isso, a parceria firmada para efetivação desta ação focada no varejo prevê um investimento de aproximadamente meio milhão de euros, para que no período sejam amplamente ofertados os vinhos portugueses.

O principal objetivo do festival é ampliar o conhecimento dos brasileiros sobre os vinhos de Portugal e expandir seu consumo.

O setor de supermercados representa, aproximadamente, 70% das vendas de vinhos no Brasil. O vinho é um grande diferencial e acrescenta uma imagem de requinte ao supermercado. Além disso, possui valor agregado elevado, promove vendas casadas como queijos, frios e acessórios e compõe um fator relevante no faturamento.

Para delírio dos apreciadores, serão apresentados neste festival mais de 1.500 novos vinhos de 200 produtores aproximadamente.

Região do Douro

Além de novos vinhos, são muitos os produtores de inúmeras regiões que demonstram grande interesse de apresentarem suas novidades, entre elas, as diversas variedades de uvas que são amplamente cultivadas em Portugal e praticamente desconhecidas dos brasileiros. São uvas que produzem belos vinhos e que farão enorme sucesso no festival.

Portugal é assim: uma imensa variedade de uvas e uma diversidade de vinhos que fascina o mundo com seus sabores únicos e indescritíveis. É seriedade naquilo que faz. É carinho, é aplicação, é colocar o coração na terra, no cultivo e na produção.

Os vinhedos portugueses são cultivados em todo país, sendo o norte com maior tradição devido ao clima e solo mais propícios. Porém, muitas uvas autóctones são cultivadas e grandes vinhos são elaborados na região do Alentejo e Algarve, mais ao sul. Há um enorme interesse dos brasileiros pelas novidades portuguesas. Todas serão apresentadas no festival.

É imenso o fluxo de turistas brasileiros que escolhe Portugal como destino internacional. Esses viajantes procuram conhecer e adquirir os vinhos por onde passam. Os rótulos estão descritos na mesma língua e os preços são bastante atrativos. Isso foi um dos grandes motivos que estimulou a realização deste evento varejista.

No ranking de importação de vinhos para o Brasil, o país lusitano ocupa a segunda posição, com crescimento de mais de 16% somente nestes oito meses do ano de 2020.

Além das novidades, as uvas tradicionais e mais populares que produzem grandes vinhos, famosos no mundo inteiro, também estarão presentes. As maravilhosas uvas tintas Touriga Nacional, Tinta Roriz, Baga, Tinta Barroca, Touriga Franca, entre tantas outras e as brancas Alvarinho, Arinto, Loureiro, Moscatel de Setúbal e outras notáveis e seus vinhos ilustres e prestigiados, também estarão sob os propósitos dos fascinados. Isso sem mencionar os maravilhosos e prestigiados fortificados.

Região do Minho

Em Portugal, existem inúmeros vinhedos que produzem há muitos anos. São as denominadas Vinhas Velhas (VV). Várias delas são centenárias e frutificam periodicamente. Isso estabelece um fator diferenciador aos vinhos de Portugal. Nesses vinhedos encontramos uma vasta e rica herança genética, com dezenas de variedades nativas antigas, singulares e preciosas. Verdadeiras raridades. Muitas vezes variedades misturadas em um mesmo vinhedo, resistentes e com baixa produção que produzem vinhos de altíssima qualidade.

Alentejo

Portanto, vamos ficar atentos. De 23 de outubro a 1º de novembro de 2020 nas principais redes de supermercados de todo o Brasil teremos o Festival Vinhos de Portugal. Entre as grandes redes já confirmadas estão o Carrefour, Wall Mart, Supermercados Guanabara, Supermercados Mundial, Zona Sul, Pão de Açúcar, Makro Atacadista e muitos outros.

Entre as grandes empresas de e-commerce de vinhos estão a Wine.com e a Evino que também participarão do evento.

Douro

Aproveite para completar sua adega. Você não pode perder essa oportunidade.

Anote na agenda para não ficar fora dessa. Nas principais redes de supermercados de todo país.

Afinal, ótimos vinhos a preços bem em conta não podemos deixar passar, não é mesmo?

Ah!!

Depois de escolher bons exemplares, não vá apreciá-los sozinho, hein?!?!

Guarde-os e vamos esperar o momento certo para nos reunirmos e aí sim…

Brindarmos todos juntos…

SAÚDE!!!


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *