Subitamente tudo mudou. As preocupações, as incertezas e até mesmo o medo alterou nossa rotina e perante um cenário assustador e aterrorizante nos vemos em um momento raro de convívio familiar. É nessa união que nos colocamos em oração, superaremos todos os obstáculos e venceremos todos os problemas e nocividades. De mãos dadas, nós venceremos!
Todos nós estamos tristes e perplexos. É um momento difícil. Tantos irmãos de diversos países passam por situações extremamente delicadas que nós jamais poderíamos imaginar que ocorreriam num período tão curto de tempo. O nosso coração parece não acreditar no que vemos e ouvimos.
Há poucos dias atrás, junto aos amigos ou familiares, nas convivências alegres e descontraídas, entre boas conversas e risadas, sempre abordávamos a boa culinária e nos referíamos aos vinhos que provamos e saboreamos, aqueles que compramos, os países e regiões de origens, entre tantos outros temas discorridos. Em nenhum momento poderíamos imaginar o contexto que era iminente.
Agora, principalmente na Europa, nos países, regiões e cidades que conhecemos como produtoras e distribuidoras de excelentes vinhos, que possuem uma movimentação cotidiana alegre, animada e motivada, observamos um vazio impactante, impressionante e assombroso.

Nas regiões agrícolas não é diferente. Embora distante da movimentação urbana, o vazio é notório e os trabalhos diários na manutenção e conservação das áreas de cultivo estão muito aquém dos rotineiros.
É um inabitado necessário. Cremos que assim será por muito pouco tempo. Os lindos e encantadores vinhedos italianos e de tantos outros países produtores de vinhos famosos no mundo inteiro, voltarão aos noticiários com entusiasmo, com safras inéditas, trabalhadores e seus familiares numa convivência próspera e feliz e o mundo todo, após um período de reflexão obrigatória, experimentará uma convivência mais humana, mais harmoniosa, muito melhor e todos verão, com plena nitidez, o quanto precisamos uns dos outros.

As incertezas, preocupações e o bom senso mudaram bastante a nossa rotina. Mas, não estamos sozinhos neste barco. São milhões de pessoas em todo planeta que estão dentro de casa para superar a gravidade do Coronavírus-Covid-19. É uma situação atípica e histórica que devemos transformar em período de convívio familiar, respeitando sempre o sentimento, a cultura, as condições e possibilidades de cada um, trazendo à mesa as alegrias, as atratividades e fascinação pela culinária e habilidades que cada um possui. É a ocasião correta para demonstrar isso. Essa é a hora. Momento certo para se conhecer, também, a astúcia e o talento dos apreciadores na harmonização dos pratos com vinhos maravilhosos. Os vinhos não podem e nem devem faltar. Com responsabilidade, seus benefícios são conhecidos mundialmente. Assim, com alegria e satisfação, podemos converter essas ocasiões em oportunidades de convívio muito mais agradável.
Além daquelas que operam online, as empresas de delivery – são as que trabalham com o sistema de entrega em domicílio, oferecem muitas opções para vários tipos de refeição. Se há necessidade de ficar em casa, esta é uma ótima opção também. Um cardápio muito variado é oferecido no mercado. Desde um sanduíche ou uma refeição singela a um prato mais diversificado e sofisticado. Ao gosto e necessidade de cada um. As pizzarias são as mais solicitadas. Mas, fazer a pizza em casa pode ser também, um excelente programa para descontrair o convívio em quarentena obrigatória. Os mercados e as lojas especializadas em vinhos, também entregarão em sua casa o seu vinho solicitado. Portanto, tornar esse momento mais sereno e extrovertido é simples e muito rápido.
Se estiver friozinho, ou um tempinho chuvoso, um bom vinho é a pedida certa. Saborear, degustar, curtir um vinho agradável é tudo de bom. Aproveite e transforme esse período em instantes diferenciados. O propósito maior é passar o tempo, tornar esse momento de isolamento social o mais agradável possível.
Acender a lareira, ver um filmezinho, ler um livro apropriado, ouvir boas músicas acompanhadas de um delicioso vinho é essencial para tornar esse tempo mais envolvente.
Vale lembrar que os vinhos, mesmo elaborados em países onde há confirmação da existência do Coronavírus, não proporcionam, absolutamente, nenhum risco de contaminação. Muito pelo contrário, os vinhos são excelentes opções no combate à replicação dos vírus, devido ao elevado índice de resveratrol encontrado, principalmente, nos vinhos tintos.
Um momento para oração e reflexão é indispensável. Rezar pelos irmãos que sofrem com essa enfermidade é fundamental e nos enriquece a alma. Isso nos faz evoluir e crescer. Principalmente pelos europeus, numa situação mais específica, nossos irmãos italianos, que passam por momentos muito difíceis.
Tudo isso será superado. Pedimos forças a Deus para nossos irmãos italianos transcenderem esse período grave e angustiante rapidamente.
O mais importante nesse momento é respeitar as regras e orientações. Ficar em casa é palavra de ordem e está dotada de imensa sabedoria. Proteger nossa saúde e de nossos familiares, mesmo ao custo de uma quarentena ou isolamento social que muitas vezes não são bem aceitos e são classificados como penosos, inoportunos e angustiantes. Porém, vimos que muitas são as opções para tornar esses momentos em períodos mais agradáveis quando aproveitamos para saborear um ótimo vinho.
Não devemos encarar essa epidemia como um simples resfriado ou uma gripe trivial. Já aprendemos o bastante com o exemplo de outros países que tiveram que adotar medidas amargas e monstruosas, como ocorre na Itália.
Com certeza absoluta, além do gigantesco impacto na saúde mundial, nas memórias das famílias atingidas, de muitos outros reflexos ainda seremos notificados. As teorias macroeconômicas revelam essa tendência. Nossa economia e de todo o planeta padece veloz e ainda sofrerá intensamente, não restam dúvidas.
Agora, temos que aguardar a tempestade passar. Unidos em oração, elevemos os olhos ao nosso Criador. Ele é muito maior do que uma epidemia. A mão Dele está sobre todos nós. Tudo passará.
Estamos todos juntos. Somos um só coração que pulsa unido. Um só povo de todas as nações. Povo que trabalha, sofre e prospera junto. Que progride e conquista seus ideais sem perder sua essência, sua cultura, sua alegria e sua felicidade.
Com confiança e determinação, superaremos esse momento difícil.
Não podemos deixar de acreditar. Deus nos quer bem e Ele vai nos surpreender.
Amanhã será muito melhor.
Muita força, otimismo, saúde e paz para todos nós.
DE MÃOS DADAS, NÓS VENCEREMOS!!
AMÉM!!!
Deixe um comentário