Essa é para você: Qual a diferença entre viticultura e vinicultura?

Essas duas palavras são muito parecidas. Diferenciam-se por apenas uma letra, por isso geram bastante confusão. Mas possuem significados bem diferentes. É verdade que as atividades que elas traduzem, em uma visão simplificada, são complementares. Mas… não se preocupe. Não é nada complicado. Muito pelo contrário, é tudo muito simples. Então, vamos entender isso direitinho.

No mundo do vinho é muito comum encontrarmos essas expressões. Também deparamos a toda hora com um termo que detalharemos mais a frente. É a vitivinicultura. Ainda dentro desse conceito encontramos os profissionais denominados de viticultor e vinicultor. Agora parece que complicou tudo. Nada disso. Observe como é fácil entendermos todas essas definições e conceitos. Além disso, vamos especificar as responsabilidades de cada um desses profissionais.

Para facilitar o entendimento, vamos explorar, inicialmente, o conceito de viticultura. Porque, em uma visão geral, é aí que tudo se inicia. Trata-se da área agrícola de produção, desde o plantio das videiras à colheita das uvas. Apenas para ilustrar, em nosso vocabulário, também é conhecida como vindima. É assim que chamamos o processo de colheita da safra. Essas uvas podem ter finalidades diversas. Podem ser destinadas à elaboração de vinhos, produção de sucos, ao consumo das frutas in natura, etc. Portanto, vamos memorizar esse conceito muito simples. Viticultura é a ciência destinada ao cultivo das uvas. Um conceito curtinho, muito fácil de entender e guardar.

A pessoa que trabalha nesse tipo de agricultura, ou seja, no cultivo das uvas, é o viticultor. Ele é responsável pelo preparo do solo, escolha e plantio das mudas de videiras, irrigação, controle de pragas e assim, por todo desenvolvimento das videiras até a frutificação e colheita. Nos vinhedos mais complexos, maiores, que exigem um profissional qualificado, geralmente, quem é responsável por essa área é o enólogo. É um especialista nessa área com formação superior.

Agora que já dominamos a definição de viticultura, vamos ao conceito de vinicultura. Podemos resumir para ficar mais fácil de memorizar. Assim, trata-se do conjunto de atividades destinado à produção de vinhos. Em alguns livros essa prática é classificada como ciência. Então podemos dizer que vinicultura é a ciência que estuda a elaboração dos vinhos. Ficou fácil assim? Isso nos leva a concluir que vinicultor é o profissional responsável em transformar uvas em vinho. Também muito fácil de memorizar, correto?

Ficou claro o entendimento de que todo o trabalho do vinicultor tem início exatamente no momento em que se encerram os trabalhos do viticultor.

Dessa forma, fica muito fácil de identificar as diferenças entre os conceitos vistos até aqui. A viticultura ocupa-se com o cultivo, enquanto a vinicultura é destinada à elaboração dos vinhos.

Bem, agora vamos juntar as duas palavras, ou seja, viticultura e vinicultura, e formar um terceiro conceito, porém, mais amplo e abrangente. Essa nova definição é a vitivinicultura. Sim, é exatamente isso. Tenho certeza que também já a conhece, mas não a memorizou. Vamos clarear muito bem essa concepção.

Em um sentido mais amplo, pelo qual o termo nos conduz, a vitivinicultura significa toda a produção da vinícola, ou seja, desde o preparo do solo à elaboração dos vinhos. Neste caso, há exigências de pessoal qualificado para cada processo distinto de produção. Obviamente, no caso de vinícolas mais estruturadas.

Existem muitos viticultores ao redor do mundo que só produzem uvas. Destinam sua produção às vinícolas para elaboração de vinhos. Outras, somente vinificam, ou seja, adquirem as uvas de um ou vários viticultores e de vinhedos diversos e se dedicam apenas a produção de vinhos, isto é, à vinicultura. Essa prática é muito comum nos países europeus, na América e em muitos outros países, tanto no velho quanto no novo mundo.

É necessário esclarecer ainda que todos esses profissionais são fundamentais e determinantes na elaboração de vinhos de qualidade. O trabalho dos viticultores é decisivo para a produção de uvas de qualidade. Sem elas, não haverá o essencial para a elaboração dos vinhos. E sem o trabalho dos vinicultores as uvas não serão transformadas em vinho. Assim… o que seria de nós?

Avançamos bastante e ampliamos muito nossos conhecimentos. Foi tão bom que nem percebemos o quanto evoluímos, não é mesmo? Sabe por quê? Porque sempre nos encontramos por aqui com muita alegria.

Agora que já memorizamos esses novos conceitos com a alegria de sempre, só nos resta mais um brinde.

Um brinde aos nossos encontros!

Um brinde à alegria de sempre!!

SAÚDE!!


Comentários

4 respostas para “Essa é para você: Qual a diferença entre viticultura e vinicultura?”

  1. Avatar de Renato Carvalho
    Renato Carvalho

    Ok!!
    Muito bem explicado! !

    1. Valeu Renato! Um abração.

  2. Parabéns por mais uma matéria sensacional!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *