Enfim, reabertas as portas no mundo todo

Demorou, mas as boas notícias não param de chegar. Depois de mais de quatro meses fechadas ao público, cumprindo as exigências e protocolos das instituições de saúde, o momento mais esperado por todos nós finalmente chegou. Estão reabrindo as portas de todas as vinícolas, restaurantes e lojas no mundo todo.

Vinícola Santa Rita – Chile

Embora ainda entristecidos e desolados pelo efeito angustiante dessa pandemia, devemos levantar a cabeça, agradecer ao Nosso Criador, Deus e Pai, retomar a confiança, a determinação e entusiasmo, para construirmos uma nova e próspera etapa de nossas vidas.

Que surgirão dificuldades, estamos cientes. Mas, serão todas superadas com alegria e com animada euforia que sempre brindamos nossas vitórias cotidianas, nossos objetivos alcançados e a satisfação, a felicidade de estarmos sempre juntos celebrando nossas amizades.

Estávamos sentindo essa necessidade, uma forte ansiedade por reencontrar os amigos. O convívio, as conversas descontraídas, as risadas e gargalhadas, esse bem estar que nossos relacionamentos nos oferecem e fazem muito bem as nossas almas.

Vale lembrar que desde 11 de março de 2020, quando a desacreditada OMS – Organização Mundial da Saúde anunciou que o surto era uma pandemia foram adotadas várias restrições e isolamentos sociais no mundo todo.

Porém, embora tenha passado por momentos delicadíssimos, a Itália está superando esse cenário dramático e no dia 18 de maio de 2020 o Primeiro Ministro Giuseppe Conte, juntamente com o governo nacional e ministros, anunciou a reabertura de toda a atividade comercial, incluindo vinícolas e restaurantes.

Toscana – Itália

A Itália foi um dos países mais afetados pela pandemia na Europa. Muitas vidas se foram e muitos prejuízos materiais também. Tanto o mercado interno quanto o externo ficaram expostos a uma fragilidade acentuada.

Porém, a força resiliente dessa gente trabalhadora e dedicada faz a diferença e disponibiliza para o planeta um exemplo singular a ser seguido.

As vinícolas estão retornando às atividades regularmente. Muitas uvas de vinhedos excepcionais foram destinadas à produção de álcool numa situação emergencial. Entretanto, a colheita prevista para este ano é aguardada com muita animação para elaboração de grandes vinhos e para o delírio dos apreciadores.

Fundamental para a retomada da economia italiana, o relaxamento das restrições impostas reinstaurou o otimismo e o contentamento daquela nação. Portanto, toda retomada foi permeada de rigorosa prudência e responsabilidade tão necessárias à sociedade, num momento extremamente delicado. Assim, o povo italiano está reassumindo a rotina e a prosperidade característica daquela gente.

San Gimignano – Itállia

A França, país severamente impactado pela pandemia, também está retomando suas atividades normais desde o dia 28 de maio de 2020. Apesar de que o governo francês, através do Primeiro Ministro Édouard Philippe, somente efetivou o levantamento das restrições anunciadas no dia 28, a partir do dia 02 de junho.

As vinícolas estão abrindo suas portas para os visitantes inclusive com degustações de vinhos. Os hotéis, restaurantes, lojas especializadas em vinhos, bares e cafés estão todos liberados para suas atividades normais.

Colmar – França

Com algumas restrições para a capital Paris, devido ao maior número de pessoas aglomeradas, os terraços foram os primeiros liberados a operar em horário normal. Depois, gradativamente, todo comércio da região foi liberado com pouquíssimas restrições.

A França, a exemplo da Itália, sofreu enorme prejuízo no mercado interno de vinhos. Porém, suas exportações, embora abaixo das expectativas, apresentaram resultados animadores.

A gastronomia francesa dispensa qualquer comentário. Seus vinhos de elevada qualidade, muitos raros e caros estão entre os mais assediados do mundo. Tudo isso somado ao talento, a arte e competência do povo francês, fazem de sua economia uma das mais influentes do mundo.

Paris – França

Na Península Ibérica, nada foi diferente. A Espanha sofreu penosamente com essa pandemia. Muitas baixas, muita tristeza. Os bares e restaurantes famosos no mundo todo e as inúmeras vinícolas da região também sofreram enormes prejuízos. Embora a maioria não tenha interrompido sua produção, as vinícolas domésticas viram seus singelos negócios muito próximos à extinção.

É realmente inacreditável. Não conseguimos imaginar cidades dinâmicas como Barcelona, Sevilha, ou mesmo a capital Madrid sem os restaurantes alegres e cotidianamente movimentados. Ainda mais, desertas, paradas e silenciosas, cumprindo o isolamento imposto pela pandemia.

Porém, tudo está sendo superado. A Espanha está retornando as suas atividades normais dentro do plano traçado. A alegria e a vitalidade espanhola estão de volta. Agora, as vinícolas e os empresários deste ramo de toda região traçam estratégias para conquistarem resultados rápidos no mercado interno, buscam reerguer os bares e restaurantes, incentivam o consumo doméstico e planejam a exportação das próximas produções.

Madrid – Espanha

Portugal colheu os frutos da inteligência e seriedade. Muito antes de o governo adotar as medidas para prevenção da pandemia, os comerciantes encerraram as atividades, os moradores se recolheram, as empresas de turismo suspenderam as campanhas, as vinícolas fecharam suas adegas e somente se dedicaram às atuações internas e todos se engajaram num só objetivo. Assim, o país vai conquistando a tranquilidade. As preocupações que cada cidadão dedica um ao outro faz a diferença. O governo também cumpre seu papel com eficiência e dessa forma, a normalidade e o bem estar da população portuguesa é apreciada e admirada no mundo todo.

Os vinhos portugueses foram produzidos normalmente e estão presente nas mesas portuguesas e do mundo inteiro.

Praça da Ribeira – Portugal

Após longo e angustiante período, no qual o país Norte Americano foi profundamente atingido pela pandemia, no dia 05 de junho de 2020, as vinícolas dos Estados Unidos começaram a reabrir sob um clima de empolgação. O governador da Califórnia Gavin Christopher Newsom divulgou as orientações do Departamento de Saúde para reabrirem o comércio e um vasto número de empresas, inclusive as adegas, restaurantes, bares, vinícolas com setores de degustação e visitação aos vinhedos.

Vinícola Far Niente – USA

Algumas vinícolas estavam preparadas para a reabertura de suas portas, seus restaurantes e salas de degustações. Muitas equipes de profissionais já estavam treinadas no aguardo da reabertura, inclusive das lojas, restaurantes e clubes sociais. A luz verde para o funcionamento foi recebida com emoção por todos e a normalidade das atividades, após muitos estudos entre empresários, governo e membros da sociedade civil, gerou uma atmosfera de animação e um sentimento de superação, triunfo e êxito.

Florida Restaurants – USA

Nos países da África, Oceania e América do Sul, a pandemia não teve a mesma abrangência. No Chile e na Argentina as medidas adotadas conquistaram seus objetivos e a vida está retornando à normalidade. As vinícolas estão reabrindo, os restaurantes, o comércio em geral e todas as empresas privadas. Suas economias seguem em ritmo acelerado.

No Brasil, infelizmente, a despreocupação com a saúde pública por parte da maioria dos governadores dos estados e grande parte dos prefeitos municipais é evidente. Esses políticos estão preocupados apenas em arrancar dinheiro da sociedade e da Federação. Respaldados por uma mídia irresponsável e partidária, a postergação premeditada do fim da pandemia é evidente, com objetivos escusos. Porém, o Governo Federal está empenhado em normalizar e impulsionar as atividades econômicas e possui o apoio pleno da sociedade.

Mas, tudo está se normalizando.

Dias melhores virão. O povo brasileiro avança na disseminação e multiplicação do conhecimento, do saber, da educação, da formação acadêmica, no desenvolvimento de pesquisas e tecnologias e muitas outras ações.

Contudo, a alegria do brasileiro é contagiante. A normalidade de suas rotinas está muito próxima. Esse otimismo característico faz desse povo um diferencial.

Gratidão é a palavra chave.

Estamos ainda entristecidos, porém, agradecidos a Deus Nosso Pai porque estamos superando mais esse difícil obstáculo.

Tenhamos confiança. Essa é a realidade: Dias melhores virão!!

Que possamos estar constantemente juntos para sempre brindarmos essa união, essa amizade.

Um brinde a todos nós,

SAÚDE!!

 

 


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *