O vinho está associado à elegância, ao requinte, ao bom gosto e ao fino comportamento.
Reunir os amigos ou familiares à mesa para se divertir e passar momentos de alegria seja em casa ou em algum restaurante ou em qualquer outro lugar, a presença do vinho exulta o paladar, eleva o convívio e enobrece o estilo.
Em muitos países, principalmente do continente europeu, o vinho é visto como parte da alimentação e é consumido diariamente, com moderação, educação e responsabilidade.
Países como França, Itália, Portugal e de outros continentes como Argentina e Uruguai têm incidências extremamente baixas de patologias cardíacas apesar de conviverem com uma alimentação muito rica em gorduras.
Então… Viva o vinho!!
O consumo regular de vinho faz a diferença. As pessoas são mais saudáveis, vivem mais, são mais felizes e demonstram elevado nível de humor. Isso está comprovado.
Por isso, a cada dia, mais pessoas se aproximam do vinho, com maior interesse, com maior dedicação, querem saber mais e buscam novidades e atualizações sobre as uvas, as vinícolas, tipos de vinhos, países produtores e tantos outros assuntos compatíveis e interessantes.
Portanto, devemos estar sempre atentos para colaborar, facilitar e possibilitar um amplo conhecimento a todos, de forma simples e descomplicada para que todos possam desfrutar, participar e difundir tudo que envolve esse maravilhoso mundo do vinho.
Nos rótulos dos vinhos, algumas palavras ou expressões podem gerar dúvidas. Muitas pessoas não gostam de perguntar e esclarecer o assunto porque ficam inibidas. Pensam que é complicado ou a situação pode ocasionar constrangimento.
Não se intimide. Pergunte, questione, consulte, esclareça e participe para juntos suprimirmos as dúvidas e difundirmos a cultura do vinho para um número cada vez maior de admiradores entusiastas.
Muitos apreciadores, sejam habituais ou não, já se sentiram inseguros no momento da compra de um determinado vinho, perante tantos rótulos contendo tantas informações diferentes. Isso é natural e ocorre sempre com muitas pessoas. O ideal é perguntar ao profissional especializado da loja ou responsável pelo setor no caso dos mercados.
Existe uma referência que certamente muitas pessoas já observaram nos contrarrótulos das garrafas de vinho e sem entender a relação com a saúde dos consumidores permaneceram na dúvida. Muitos apreciadores não sabem que é importante e obrigatória essa citação: “Contém Anidrido Sulfuroso – INS 220” ou “Conservante INS 220” ou mesmo “Antioxidante INS 220” ou simplesmente “Contém Sulfitos”. Vamos clarear um pouco mais essa informação.

O termo sulfito é uma especificação genérica dada ao grupo de substâncias conservantes de alimentos legitimados pelos órgãos vinculados ao Ministério da Saúde. Dentro dessa classificação está o principal conservante utilizado na produção dos vinhos, o dióxido de enxofre que possui a fórmula química SO2, também conhecido como anidrido sulfuroso e é identificado pelo código INS 220. Essa substância é adicionada ao processo de produção para eliminar as bactérias e impedir que o vinho seja deteriorado pela ação do oxigênio, ou seja, que ele se estrague rapidamente.
Todos buscam consumir alimentos excelentes, saudáveis, de ótima qualidade, obviamente. E é esse grupo de substâncias que ajuda a manter os vinhos sadios por muito mais tempo.
Portanto, ficou bem claro que as principais funções deste componente é a conservação do produto e a ação antibacteriana.
A informação da presença de conservantes é obrigatória, tanto nos rótulos dos vinhos nacionais quanto nos importados. Isso é devido à existência de pessoas alérgicas a essas substâncias que podem provocar algum tipo de reação.

Os sulfitos são usados em pouquíssimas quantidades no processo de produção e não podem ultrapassar o quantitativo permitido pela legislação. Desta forma, não oferece nenhum risco à saúde humana, exceto aos alérgicos que devem ficar atentos.
Esse componente é utilizado há centenas de anos na produção de vinhos, inclusive os vinhos fortificados, e ainda não foi encontrado um substituto à altura de sua eficácia.
A legislação é rigorosa e o zelo dos produtores na elaboração de vinhos de qualidade é ainda maior.
Atualmente, a busca por alimentos saudáveis aflora a responsabilidade dos produtores. Buscar por vinícolas ou produtores renomados é uma ótima opção para garantia de aquisição de vinhos de alta qualidade.

Você percebeu que, caso você não pertença ao grupo de alérgicos, todas as informações nos rótulos sobre os sulfitos contidos nos vinhos não é motivo para nenhuma preocupação. Muito pelo contrário. Os enólogos estariam com um enorme problema para resolver caso não existissem os sulfitos.
Então, com todo entusiasmo, alegria e satisfação selecione seus vinhos preferidos e vamos ocupar lugar à mesa.
Caso não tenha um motivo para uma comemoração especial…
Sem nenhum problema. Com ou sem conservantes, vamos reunir a turma.
Nossos familiares ou amigos juntos são os melhores motivos para um brinde especial.
Um brinde a nossa união… Um brinde a todos nós!!
SAÚDE!!
Deixe um comentário