Dos vinhos nacionais, sua grande maioria é produzida na região sul. Com novas tecnologias, regiões brasileiras incipientes como centro-oeste, sudeste e nordeste também conquistam notabilidade devido ao elevado padrão de qualidade de seus vinhos. Mas, no gigantesco e ocioso mercado consumidor brasileiro, ainda existe lugar para vinhos do mundo inteiro.
Somente na região sul do Brasil, encontramos dezenas e mais dezenas de vinícolas. Dessas empresas, boa parte é de pequeno porte e só comercializam seus vinhos dentro de suas propriedades. São vinhos de excepcional qualidade, mas não existe interesse, por parte de seus administradores, na expansão de seus negócios. Conquistaram um prestígio satisfatório e assim convivem com um mercado mais focado no enoturismo.
Outros, também com produção modesta, não conseguem atender a demanda e preferem permanecer em propriedades singelas.
Existem também, empresas que buscam constantemente novos mercados, trabalham com afinco na expansão da organização, investem em novas tecnologias de cultivo e produção, lançam regularmente novos rótulos com altíssimos níveis de qualidade, perseguem premiações, entre muitas outras iniciativas de crescimento.
É assim que o vinho brasileiro é cada vez mais apreciado tanto no mercado interno quanto no externo. A qualidade de seus vinhos está entre os maiores e melhores do mundo. Os espumantes nacionais fazem sucesso em todo o planeta.
Contudo, a produção brasileira anual de vinhos é de 350 milhões de litros, aproximadamente. Ainda muito longe de abastecer o crescente mercado consumidor interno e destinar um percentual de produção suficiente para suprir a demanda e a expectativa do mercado externo.
Indiscutivelmente, o Brasil está longe também, da produção de alguns países europeus.
Porém, as atividades brasileiras possuem ritmo acelerado. O crescimento, tanto na produção quanto no consumo é promissor. Por isso, seu mercado é ascendente e oferece enormes oportunidades de negócios a todos os empreendedores.
A safra no sul do Brasil em 2019 é menor do que o ano anterior devido as fortes chuvas de granizo que se precipitaram no final do ano passado.
Isso abre ainda mais o mercado nacional às oportunidades externas que apresentam interesse em investir em um mercado que cresce, exponencialmente, ano após ano.
Portanto, é relevante destacar que são evidentes as possibilidades de excelentes negócios para os vinhos do mundo todo.
O expressivo mercado brasileiro de vinhos oferece positivos cenários. É um mercado que demanda por investimentos qualificados, por capacitação, na comercialização e elaboração de produtos de qualidade e que certamente apresentarão excelentes resultados.
Um país com tradição na produção vitivinícola como a Itália, por exemplo, está em primeiro lugar no ranking com quase 4,5 bilhões de litros produzidos anualmente. A média de consumo de vinho dos italianos é de 50 garrafas por ano.
Portugal é o país com o maior consumo. Está em média anual de 60 garrafas por habitante, seguido da França com média de 55 garrafas por habitante.
No Brasil, o consumo de vinhos finos ainda está muito distante do desejado. Embora os dados sejam bastante otimistas e motivadores, pois indicam um crescimento anual considerável, apenas 350 milhões de litros são consumidos anualmente. Isso equivale a menos de duas garrafas de vinho consumido por habitante a cada ano. É um mercado que precisa ser trabalhado com maior zelo e dedicação. Existe um grande potencial que ainda está totalmente inexplorado.
Não podemos comparar o Brasil com países europeus de clima mais frios, tradicionais tanto na elaboração quanto no consumo de vinhos finos. Porém, é claramente reconhecível que o consumo interno brasileiro está muito aquém do desejado. O Brasil possui um mercado com aproximadamente 200 milhões de habitantes consumidores, um índice relevante merecedor de muita consideração e entusiasmo.
Uma conquista merece ser destacada na evolução do consumo de vinho no Brasil. Quase 2 milhões de brasileiros compram, anualmente, vinhos pela internet. A comodidade e os excelentes preços oferecidos através da web são os fatores principais. O consumo brasileiro online é mais expressivo do que qualquer país europeu. É um dado a ser comemorado, pois esse índice cresce anualmente, embora a cultura de aquisição de vinhos na Europa seja, normalmente, através de lojas especializadas.
Reiteramos inúmeras vezes as grandes oportunidades oferecidas pelo mercado brasileiro de vinhos finos.
É extremamente importante salientar que a demanda é crescente. Novos e exigentes consumidores brasileiros despontam todos os dias e o cenário para bons negócios é claramente perceptível.
O apelo por produtos de qualidade, por novos sabores, pela alegria de compartilhar esses momentos com amigos, familiares, gente agradável, boas conversas e muitas risadas faz a demanda crescer exponencialmente.
O brasileiro é animado e festivo naturalmente. Bons vinhos complementam esses sentimentos vivos, radiantes, simpáticos e bem-humorados.
Que possamos estar sempre juntos para apreciar excelentes vinhos, para celebrar nossas amizades, para dar boas risadas junto aos amigos entusiasmados, para reunir os familiares divertidos e aproveitar esses momentos de grande alegria.
Um brinde a nossa união, aos nossos encontros por aqui…
SAÚDE!!!
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