Afinal, qual é o seu estilo de vinho?

Existem diversos estilos de vinhos e cada pessoa possui uma preferência, um paladar ou gosto peculiar. E você, já definiu seu estilo de vinho?

É muito comum ouvirmos algumas pessoas dizerem que selecionam seus vinhos de acordo com a uva com a qual o vinho foi elaborado. Ou mesmo, outras pessoas dizem que não gostam do vinho produzido com determinada variedade de uva.

Porém, essa preferência está relacionada com o estilo de cada vinho, de acordo com o vinhedo de origem, sua condução ou método de produção, sua localização, seu terroir e, principalmente, o enólogo ou seu produtor.

Isso faz toda diferença, porque uma mesma variedade de uva pode produzir diferentes estilos de vinhos.

Portanto, mesmo com o nome da uva mencionado no rótulo, isso não determina o sabor daquele vinho. Se ele é bom ou ruim, se é um vinho de acidez elevada ou equilibrado, se é fácil ou difícil de beber.

É uma tese puramente pessoal. Somente você vai determinar se é um vinho agradável, se está de acordo com seu gosto ou paladar.

Vincent Gasnier fez uma comparação em seu O Livro do Vinho muito interessante. Ele associou os vinhos aos automóveis. E realmente é por aí mesmo. Ele diz que a Ferrari é veloz, poderosa, barulhenta e ousada. A Mercedes também é poderosa, porém, mais macia, contida e mais silenciosa. Não existe o carro certo ou errado, mas apenas uma questão de preferência, de gosto, de estilo. Todos nós tentamos ter nossos favoritos. Não existe o carro perfeito e o imperfeito. Assim como os vinhos, não existe o vinho certo ou errado, o perfeito e o imperfeito. Mas estilos diferentes para diferentes pessoas.

Outro fator que pesa muito para determinarmos um estilo ao aprovarmos ou reprovarmos um vinho é sua harmonização com um determinado prato. Precisamos ficar atentos, porque podemos não apreciar um ótimo vinho devido a uma harmonização mal elaborada.

Outro fator que merece relevância é a temperatura do vinho. Já evidenciamos isso aqui e não podemos desconsiderar esse importante detalhe.

Uma das melhores satisfações que o mundo do vinho nos oferece é a diversidade, a pluralidade, uma imensidade de estilos e sabores. Apreciar, provar, degustar, experimentar e participar dessa quase infinita exuberância é o grande glamour, a satisfação, o prazer e uma alegria ímpar e inigualável.

Atualmente, é muito discutido o estilo Velho Mundo e Novo Mundo. Não podemos ignorar as duas tendências de produção. É até mesmo uma questão mercadológica, onde os vinicultores californianos e seus seguidores adotaram uma postura na elaboração de vinhos diferenciados, mais vivazes e pujantes. Os europeus, portanto, mais clássicos e redondos.

Porém, nada mais que uma afirmação de estilos. Entretanto, existem vinhos elaborados no Novo Mundo que são aveludados e macios, assim como no Velho Mundo alguns vinicultores produzem vinhos robustos, potentes e encorpados.

Outro estilo de vinho que está na moda é o vinho elegante. Todos os vinicultores do mundo inteiro argumentam que produzem vinhos elegantes e a grande maioria dos apreciadores dizem que se encantam e reverenciam esses vinhos. Mas afinal, o que é um vinho elegante?

A parcela de apreciadores dos vinhos finos cresce exponencialmente. É esse gosto requintado, apurado, sofisticado, a preferência por produtos finos e de elevada qualidade que levam à elegância. É por isso que todos convergem a um mesmo ponto.

A distinção e a fineza conduzem à elegância e esse é um estilo que nenhum apreciador ou produtor desconsidera.

Não importa se a preferência é por vinhos tintos ou brancos, leves ou encorpados, rosés ou espumantes, robustos ou sedosos. O que vale mesmo é qual te agrada mais. Existem muitas pessoas que não conseguem definir seu estilo. Isso é natural e muito comum. Para definir sua preferência ou seu estilo o mais importante é provar, experimentar, saborear variados tipos de vinhos. Pergunte e tire suas dúvidas com as pessoas que trabalham em lojas especializadas, nos restaurantes, estude sobre o assunto, leia livros, artigos e revistas. Mas, não deixe de provar, experimentar e degustar.

Reúna os amigos, os familiares, conheça as novidades. Serão momentos inesquecíveis, de alegria, de muito entusiasmo e satisfação.

Assim, você definirá naturalmente seu gosto, sua preferência e seu estilo.

Seja qual for seu estilo, viva e curta isso. Converse com as pessoas que também gostam. Isso trará momentos memoráveis e agradáveis.

Se dê esse presente. Você merece.

Um brinde a sua elegância, ao seu estilo de vinho!!

SAÚDE!!


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *