Se você possui uma queda pelos vinhos elaborados com as tradicionais uvas europeias, ou seja, as italianas Sangiovese ou Nebbiolo, ou a portuguesa Touriga Nacional ou mesmo pelas famosas francesas Cabernet Sauvignon, Merlot, Pinot Noir, entre muitas outras de tantos países diferentes, está na hora de prestar mais atenção nos sabores indescritíveis dos vinhos produzidos com uma uva que é cultivada no mundo inteiro e com enorme êxito. Originária da Espanha, a uva tinta Tempranillo se adaptou muito bem em diversas regiões diferentes e por onde habitou ganhou nomes distintos.
Muitas vezes deparamos com alguns apreciadores em dúvida ou enfrentando uma imensa insegurança quanto ao nome desta uva que se refere àquela região ou país produtor, devido aos diversos nomes que ela recebe. Nos vastos vinhedos espanhóis esta uva símbolo da Espanha ganha nomenclaturas que se divergem em cada região dentro de seu próprio país. No território de Ribeira del Duero, por exemplo, é chamada de Tinto Fino. No Penedès, nas proximidades de Barcelona, é conhecida como Ull de Llebre. Isso gera um pouquinho de receio ou indecisão no momento da escolha e compra. Mas, com uma pitadinha de atenção, a satisfação supera as incertezas, e esse vinho supera qualquer expectativa.
Em outras regiões da Espanha é chamada de Cencibel, Tinta de Toro e também Tinta del País.
Por ser uma variedade de fácil adaptação em terroirs diferentes, porém, mesmo se estiverem próximos, podemos encontrar estilos diferentes de vinhos produzidos com essa mesma uva. Podemos encontrar exemplares jovens, próprios para acompanhar carne de vitelos assados, aves e carne de porco.
Para acompanhar um churrasco agradável e saboroso, os vinhos mais estruturados e complexos da uva Tempranillo combinam muito bem.
Experimente! Procure por esta uva no rótulo. Será uma satisfação memorável.
Fora do país espanhol, essa uva também ganha outros nomes. Em Portugal, ali mesmo na vizinhança ibérica, ela é conhecida por nomes diferentes, mesmo em tão próximas áreas. Nas imediações do Alentejo é chamada de Aragonês e mais ao norte, na região do Douro e no Dão, essa uva é conhecida como Tinta Roriz. Muitos nomes diferentes, porém a mesma uva, a mesma qualidade exuberante e paladar fascinante. Os vinhos portugueses elaborados com essa uva também possuem uma coloração viva, com muita elegância e envelhecem muito bem.
Em Portugal é um vinho facilmente encontrado em blends ou cortes com as uvas Touriga Franca ou Touriga Nacional.
Outro país onde essa uva se deu muitíssimo bem foi na Argentina. No país do tango e de vinhos maravilhosos não poderia faltar a Tempranillo. Conhecida por este mesmo nome, nesse torroir abençoado, essa uva produz um vinho fino, elegante, de muita cor, não muito potente e também com uma acidez bastante delicada.
E essa variedade de nomes para definir uma mesma uva faz parte das peculiaridades do mundo do vinho. Isso é muito comum em diversas regiões e países diferentes.
Na Austrália e nos Estados unidos essa variedade faz muito sucesso. Na Califórnia é chamada de Valdepeñas. Um vinho tinto muito requerido e solicitado, tendo em vista um paladar extremamente apreciado naquela região.
A uva tinta Tempranillo se destaca entre todas as uvas cultivadas na Espanha. Vale lembrar que este país é o terceiro maior produtor de vinhos no mundo.
Seu nome é originário da palavra “temprano” que significa “cedo”, ou seja, devido ao seu amadurecimento precoce. Ao iniciar as vindimas, essa variedade é uma das primeiras a serem colhidas, pois já estão no “ponto certo” para a vinificação.
Além de vinhos tintos maravilhosos, também podemos encontrar os vinhos Tempranillo Rosé, que são muito aromáticos e saborosos. É uma ótima opção para acompanhamento de uma refeição mais leve.
Fugir um pouquinho dos vinhos que estamos acostumados a saborear é uma excelente oportunidade para conhecermos novos estilos e tipos diferentes.
A uva Tempranillo produz vinhos de altíssimo nível. Seus vinhos são ricos, elegantes e revelam a presença marcante de frutas vermelhas bem maduras. São excelentes para guarda e desenvolvem uma complexidade indescritível com o amadurecimento em barricas de carvalho.
Não hesite. Vale a pena experimentar.
Aproveite e reforce sua adega.
Ahh!!
Mesmo distante… Não esqueça os amigos.
Nossas amizades são preciosidades. Serão sempre lembradas, ou melhor, nunca esquecidas.
Um brinde a nossas verdadeiras amizades,
SAÚDE!!
Deixe um comentário