No centro da Itália encontramos a lindíssima região da Toscana. Entre tantas cidades encantadoras daquele lugar, fica difícil descrever apenas uma. Mas, a reverência dispensada ao Brunello em todo o planeta nos levou, inicialmente, a eleger Montalcino para flutuarmos em nosso sonho com este cantinho do paraíso que cativa a todos e se torna inesquecível ao coração de quem por ali já passou.
A cidade de Montalcino é charmosamente pequena, pacata e garbosamente instalada no alto de uma colina. A visão panorâmica que oferece da planície distante é inesquecível. Possui aproximadamente cinco mil habitantes. Nos seus arredores estão instalados os melhores e mais cobiçados vinhedos da Itália. É nesse terroir abençoado que são cultivadas com muita dedicação e esmero as uvas Sangiovese Grosso, intensamente conhecida por produzirem um dos vinhos mais apreciados do mundo, o Brunello di Montalcino. A uva Sangiovese Grosso é um clone da uva mais conhecida da Itália, a Sangiovese.
A cidadezinha é muito bem conservada e mantém os mesmos aspectos de antigamente. Suas ruas íngremes e muito limpas, bem cuidadinhas, as construções muito antigas, exemplarmente preservadas, parecem novas. Todas as casas são tradicionalmente cobertas por telhados de terracota, o que acrescenta um charme especial no lugar.
Esta pequena cidade trocou de mão algumas vezes, alvo da disputa interna entre Florença e Siena por volta dos séculos XII e XV. Devido às lutas naquela época, foi erguida a fortaleza conhecida como Fortezza, uma construção ou autêntica muralha de pedra erguida em 1361, que se tornou um dos principais cartões postais da cidade. Atualmente, nessa fortaleza, ocorre no mês de outubro, o Festival de Montalcino, onde são servidos pratos típicos e regados, é claro, por muito vinho, que é o orgulho da simpática gente do lugar.
O vinho Brunello di Montalcino foi o primeiro vinho italiano certificado com a DOCG – Denominação de Origem Controlada e Garantida e sua qualidade ganhou fama por todo mundo. Mas para aqueles que pensam que só existe esse vinho por lá, saibam que muitos outros vinhos famosos são elaborados naquela região, entre eles o ilustre Rosso di Montalcino, um pouco mais leve que o Brunello, porém, muito saboroso e está presente na mesa de muitos italianos e muitos apreciadores por todo mundo.
Vale muito a pena conhecer esta cidade. Para os amantes do vinho, existe uma estrutura hoteleira muito confortável com excelentes profissionais que oferecem cursos sobre produção e fazem, inclusive, passeios pelos vinhedos locais.
Os comerciantes são hospitaleiros. As lojinhas nas ruas estreitas oferecem lindos e pequeninos produtos locais. Os restaurantes são maravilhosos com ótimos pratos, principalmente com as massas tradicionais, e a maioria deles oferece uma adega caprichada com muitas opções de degustação.
Não precisamos nem dizer que ali se come e bebe muitíssimo bem. Mas isso é uma peculiaridade de toda a Toscana.
Vamos agora conhecer outras cidades. Todas as novidades contaremos aqui.
Até lá!!
Deixe um comentário