Ainda na década de oitenta, quando trabalhava no Bradesco, entre outras tarefas, era responsável pelo pagamento dos beneficiários do INSS, na sobreloja da agência da Praça Demerval Barbosa, em Nova Friburgo-RJ.
Conheci muitas pessoas, amizades que perduram até hoje. Muitos, não vi mais, até mesmo pelo tempo, já se foram. É o caso do Sr. Johannes, um senhorzinho que era extremamente simpático, alegre e muito agradável, esbarrava nos seus noventa anos. Sempre chegava primeiro ao caixa para receber mensalmente seu benefício, enquanto a maioria, ainda aguardava os elevadores ou sobia as escadas.
Ainda vejo hoje, aquele grupo que fica esperando a agência abrir. Naquela ocasião, era como uma largada de uma maratona ao abrir as portas, onde o Sr. Johannes sempre chegava na frente dos demais.
Em tom de brincadeira e amabilidade, falávamos sobre sua saúde e longevidade, sempre com muitos risos e gargalhadas. Ele, com as características costumeiras e permeadas de muita simplicidade, comentava sua “performance”, mesmo com toda aquela idade. Assim explicava: “O grande segredo é beber um cálice de vinho todos os dias às refeições”. Completava, ainda, em tom de alegria: “Não vá se embebedar! É apenas um cálice às refeições”.
Ele estava coberto de razão. O vinho possui muitas propriedades excelentes para a saúde. É verdade. Trata-se dos flavonoides, estatinas e principalmente o resveratrol um polifenol, substância rica em antioxidante. São muitas as pesquisas que demonstram que beber vinho de forma moderada, equilibrada, porém constante, pode prevenir muitas doenças.
No site do Dr. Dráuzio Varella, médico cancerologista, em uma matéria publicada em 08/04/2014 e revisada em 03/06/2014, na coluna de notícias-hipertensão, evidencia a conclusão: “O vinho, quando ingerido com parcimônia, de fato traz benefícios à saúde”.
O resveratrol além de ser um antioxidante que atua no organismo de forma que diminui as inflamações, também evita o enrijecimento das artérias e a coagulação, favorecendo o fluxo sanguíneo. É excelente no tratamento de doenças cardiovasculares e AVCs. Pesquisas recentes apontam que é eficaz contra inflamação das gengivas e dores de garganta. Combate o desânimo, o cansaço e possui ação anticancerícena. Também possui ação preventiva dos cancros da pele. Vários estudos comprovam sua qualidade antienvelhecimento e seu poder de controle das diabetes.
Além de tudo isso, as recentes pesquisas também avançam na área neurológica. As últimas informações de estudos realizados, apontam que as moléculas antioxidantes atuam de forma protetora das doenças neurodegenerativas, principalmente na doença de Alzheimer.
Quanto às estatinas, no livro do grande mestre Ciro Lilla, é citada sua presença significativa, tanto nos vinhos tintos como nos brancos. Estas substâncias estimulam a longevidade e ajudam imensamente a reduzir o colesterol alto ( hipercolestromia).
Como vimos, o consumo de vinho traz inúmeros benefícios à saúde. Apreciar as características do vinho, principalmente às refeições, faz parte das tradições de muitos países.
Cultivar essas tradições é uma ótima estratégia para a manutenção da saúde. Basta ser usada com moderação e responsabilidade. Todos nós sabemos que não existe nada na vida que, em exagero, seja benéfico ou saudável. Com os vinhos não é diferente.
Portanto, seja em comemorações, nas reuniões descontraídas com amigos ou às refeições, fica evidente que na hora do “tim tim”, unindo todos os copos, fazemos, sem dúvidas, um brinde àquela que é essência, fundamental à vida, à alegria, à felicidade… um brinde à SAÚDE!!!
Deixe um comentário