Seja numa reunião descontraída em casa com a família, ou com amigos ou mesmo em um restaurante, ou até em algum evento formal, o vinho é a bebida perfeita para acompanhar, com fineza e sofisticação, esses momentos especiais.
Porém, fique atento porque, sua postura e seus procedimentos ao servir o vinho podem influenciar e muito, na alegria, na satisfação, no prazer e bem estar de todos os presentes.
Saber servir e também saber beber um vinho é uma prática que devemos conduzir com desembaraço. Mesmo em casa, em momentos descontraídos, devemos estar atentos a alguns detalhes essenciais, que irão nos ajudar muito a oferecer a todos uma degustação exclusiva, permeada de muita elegância e requinte.
O vinho está intimamente relacionado com elegância. Seus países de origem, grifes, os tipos de uvas, sua estrutura, seus aromas, o ambiente, as mesas, os tipos de taças, os protocolos ao servir, enfim… o glamour é imenso e inexplicável.
Mas, para que tudo seja fascinante e charmoso é necessário conhecer algumas regras de etiqueta que compreende a cultura deste maravilhoso e envolvente mundo do vinho. Embora não devemos nos ater com rigor demasiado a estas normas, mas algumas orientações serão úteis para nos transmitir segurança, evitar os deslizes e adquirir bons e relevantes conhecimentos.
Bem, tudo isso sem mencionar que o objetivo principal é o seu prazer, seu bem estar e sua plena satisfação. Isso é o que importa.
Primeiramente, ao escolher um vinho em sua adega, ou qualquer local onde os guardamos, a atitude preliminar é passar um pano limpo na garrafa. Geralmente, e é natural que isso ocorra, principalmente com vinhos de guarda, ou seja, aqueles que estão algum período de tempo armazenado visando seu apogeu com o envelhecimento, estão com um pouquinho de poeira sobre a garrafa e que deve ser imediatamente removida, antes de ser levada à mesa.
Tenha toda a atenção possível para não segurar a garrafa pelo gargalo, principalmente dos vinhos tintos, brancos e rosés, porque ela pode escorregar e causar frustações e muitos desapontos. Muito menos a segure sobre a cápsula – aquele lacre que envolve a boca da garrafa e o gargalo – elas geralmente se movem e a garrafa pode cair e a cápsula ficar em nossa mão. Ficar atento quanto a isso pode prevenir uma série de descontentamento e até mesmo a prorrogação do evento.
Portanto, segure a garrafa pelo meio, com firmeza, nada exagerado, mas o bastante para trazer segurança.
Selecione as taças que serão usadas de acordo com o vinho escolhido. Para cada tipo de bebida existe um modelo específico de taça. Além das taças corretas, isso embeleza, enobrece muito a mesa e a degustação proposta. Assim, a apresentação é fina e com aspecto delicadamente requintado.
Alguns acessórios são úteis e outros indispensáveis, como por exemplo, o saca rolhas. É fato que existem mil maneiras de abrir um vinho, mas uma boa apresentação vai valer a pena. Uma boa sugestão é adquirir um estojo com os principais acessórios. Duas peças são essenciais. Uma é um bom saca rolhas, com a espiral de fio de aço tipo arame. A espiral deve ser bem comprida para que o fio atinja o fim da rolha e esta não se parta. O outro é um salva gotas, isso já ajudará muito no serviço. Além da boa apresentação, tudo será mais fácil e garboso.
Existe um tipo de salva gotas, ou como alguns preferem chamar de corta gotas que é bastante simples e nos ajuda a prevenir situações muito desagradáveis, porque evita que o vinho escorra pelo gargalo e suje a toalha da mesa ou respingue fora da taça. É uma película arredondada que mede de sete a oito centímetros de diâmetro aproximadamente, fabricado com material resistente e reutilizável. Enrola-se no dedo formando um canudo e coloca-se na boca da garrafa e… pronto! É só servir e depois lavar, secar e reutilizar. Além da ótima apresentação, é muito fácil de encontrar no mercado.
Caso não tenha um salva gotas, use um guardanapo de tecido e limpe aquela gotinha que escorre pelo gargalo sempre que servir.
Outro acessório muito prático é o corta cápsula. É usado para cortar a proteção da rolha para que possamos espetar a espiral do saca rolhas para iniciarmos sua entrada. Geralmente os saca rolhas possuem uma pequenina lâmina própria para esse fim. Caso não tenha, usar uma faca é aceitável.
Ao servir o vinho, respeite sempre as damas. Primeiro considerando a ordem de idade, ou seja, as senhoras depois as mais jovens. Somente após todas servidas é que os homens serão servidos, também por ordem de idade. É a norma da boa educação. Assim, todos ficarão satisfeitos com a demonstração de respeito e disciplina.
Fique atento para nunca encostar a boca da garrafa na taça em que está sendo servida. Isso é errado e pode acontecer de quebrar a taça que é muito delicada.
Outra orientação é quanto ao posicionamento da taça servida. Não devemos levantar a taça para ser servida. Ela deve permanecer em cima da mesa e nessa circunstância deve ser servido o vinho.
Ao servir o vinho, nunca pergunte à pessoa que está sendo servida se está bom ou se quer mais. Isso é extremamente deselegante. Ainda pior é encher a taça. A quantidade servida não deve ultrapassar a um terço da taça. Isso é determinado para que a pessoa possa girar o vinho na taça com o objetivo de aerar a bebida, desfrutando assim, de seus sabores e aromas que se desprenderão da bebida.
Quanto aos espumantes, não gire a taça, pois dessa forma fará com que parte do gás se desprenda. Isso não é aconselhável, porque é exatamente o gás a principal característica e o charme da bebida. Além disso, a taça de espumantes é muito estreita e não permite que giremos a bebida.
No caso de você ser servido por alguém, nunca levante a taça para quem está servindo colocar a bebida. A taça deverá permanecer na mesa. Além de elegante, você evitará que, ao suspender a taça, a pessoa que está servindo poderá abaixar a garrafa e bater na boca da taça ocasionando uma situação desagradável ou mesmo um incidente.
Caso não seja possível servir nessa situação, ou seja, quem está servindo não alcançar a taça, com fineza e educação, levante a taça para ser servido. Sem problemas.
No eventual serviço de um vinho tinto potente e encorpado, faça uso de um decanter para aerar o vinho antes de ser servido. É uma peça muito bonita que também transmite um clima de fineza e elegância.
Um detalhe muito importante que merece toda e especial atenção de quem está oferecendo o vinho é a temperatura de serviço. Serviço do vinho é a forma ideal de servir, para que todos possam experimentar ao máximo, de maneira única, os prazeres ofertados por uma bebida fina, saborosa e intensamente saudável. Para que isso ocorra, a temperatura ideal do vinho é fator decisivo no sucesso da degustação. É a temperatura que controla a liberação dos aromas e a percepção dos sabores da bebida.
Os vinhos, de forma geral, podem ser colocados na geladeira até atingirem a temperatura que se aproxime da ideal de serviço. Na geladeira comum, dessas que temos em casa, a temperatura fica em torno de sete graus. No período de aproximadamente uma hora, um vinho tinto estará próximo ao ideal. Outra forma muito boa de conquistar a temperatura padrão do vinho é o uso de baldes de gelo, que controlados com um termômetro simples, nos fornecem, além da beleza e requinte, uma temperatura muito próxima da ideal.
Existem no mercado vários tipos de termômetros para que possamos conquistar de forma mais exata, a temperatura ideal de serviço. Alguns modelos simples e outros extremamente sofisticados. A escolha vai depender de cada apreciador da bebida, levando-se sempre em consideração que a finalidade de todos os termômetros é informar a temperatura da bebida. É nessa condição ideal que o vinho vai nos apresentar seus maravilhosos aromas e sabores que tanto reverenciamos.
E por falar em temperatura, outra coisa importante que devemos considerar é a maneira correta de segurar a taça. Nunca segure a taça pelo bojo. Além de marcar com os dedos e sujar o bojo da taça, o que não é apreciável, também irá aquecer o vinho. Aumentando a temperatura, perderá qualidade, ou seja, os aromas e sabores sofrerão alterações e não serão perceptíveis como seriam à temperatura ideal. Portanto, segure a taça pela haste, de forma correta e também muito mais elegante.
Fique atento. Caso for trocar de vinho ou beber um outro diferente e principalmente passar de um vinho branco para um tinto, troque também as taças. Mesmo porque, para cada tipo de vinho um modelo de taça adequado deverá ser usado.
Com essas orientações básicas, faremos bonito nos próximos eventos, seja em casa com os familiares, seja com os amigos, ou em restaurantes sofisticados, ou em qualquer outra situação. Seja para servir os vinhos ou ser servido, estas diretrizes certamente nos conduzirão a uma apresentação que propagará elegância, fineza e requinte.
Vamos brindar mais uma vez,
SAÚDE!!!
Deixe um comentário