Por que as garrafas de vinho são de 750 ml e não 1 litro?

Você já parou para pensar nisso? Por que será? São várias as afirmativas. Muitos dizem que é a quantidade ideal para consumo entre duas a quatro pessoas. Outras alegam que é uma estratégia da indústria para o engarrafamento. Não é nada disso. Relaxe e vamos clarear tudo isso agora.

Vamos voltar um pouquinho no tempo para entendermos bem essa história.

Por volta do século XVIII, a França, que sempre elaborou muitos vinhos de excelente qualidade, tinha o Reino Unido como seu cliente de maior relevância. E em todas as dependências da Coroa Britânica era utilizada, também como medida de volume para importação de vinhos, o “galão imperial” que equivale a aproximadamente 4,54609 litros. O Reino Unido comprava grandes quantidades de galões imperiais de vinhos, principalmente da região de Bordeaux, que fornecia esses quantitativos em barricas que tinham que obedecer às exigências do cliente.

Era necessário simplificar essa conversão de galão imperial para litros, porque em toda Europa o sistema métrico utilizado para volumes sempre foi o “litro”. Algumas medidas foram adotadas para facilitar essa conversão e consequentemente a comercialização. Assim, foram utilizadas as barricas de 225 litros, porque era a quantidade de litros que mais se aproximava de um número redondo, ou seja, 50 galões imperiais.

Vamos clarear mais um pouco isso: se tomarmos um galão imperial que equivale a 4,54609 litros e multiplicarmos por 50 galões, chegaremos ao número mais próximo ou mais arredondado de 225 litros. Assim, ficou padronizada a quantidade de litros de cada barrica.

Indo mais adiante, se tomarmos 225 litros e divididos por 300 garrafas, que também é um número redondo, chegaremos a 750.

Daí a quantidade de vinhos que possui cada garrafa. Assim foi padronizado para maior facilidade na comercialização. Desta forma também se conseguiu um número redondo de garrafas por barricas. Vale ressaltar que são números aproximados, pois a conversão não é exata. Portanto, uma barrica equivale a 300 garrafas de 750 ml cada.

Com essa conversão, que facilitou a vida dos franceses e a comercialização mundial de vinhos, observamos que até hoje as caixas de vinho vêm com 6 ou 12 unidades. Isso significa que uma caixa de vinho com seis garrafas de 750 ml equivale exatamente a um galão imperial ou dois galões no caso de caixa com 12 unidades.

Se multiplicarmos 6 garrafas de vinho por 750 ml, que é a quantidade de cada garrafa, chegaremos a 4,5 litros que é a quantidade arredondada de um galão imperial. Ou seja, 6 (garrafas) x 0,75 (ml) = 4,5 (galão imperial).

Os vinhos, quando comercializados em galões imperiais, traduzem grandes volumes. Geralmente são destinados ao engarrafamento posterior, a distribuidores ou mesmo a grandes redes de restaurantes. Por isso o uso de barricas facilita essa logística e a viabilização econômica é notória.

Ficou bem claro, não é mesmo?

Observamos também, que o vinho possui, além de uma longa história, uma profunda e marcante cultura e tradição, principalmente nos países do hemisfério norte. Agradecemos de coração a todos os imigrantes dessa região. Herdamos muito dessas culturas e desses costumes. É necessário esclarecer esses valores, esses legados e princípios. E por que não, muitas curiosidades e singularidades principalmente relativas às originalidades do mundo do vinho.

Um abraço forte, caloroso e muito especial a todos os irmãos do Sul do nosso Brasil que caprichosamente preservam, com braços fortes, essa cultura, essas tradições e costumes!!

Muitos momentos difíceis já foram superados. Esse também será.

Um abraço apertado a todos nós que estamos sempre por aqui e nunca nos esquecemos dessa amizade!!

Um forte abraço a todos!!


Comentários

Uma resposta para “Por que as garrafas de vinho são de 750 ml e não 1 litro?”

  1. Avatar de Renato Perdigão de Carvalho
    Renato Perdigão de Carvalho

    Bem interessante esse cálculo para a comercialização do vinho, muita cultura, costumes e tradições envolvidas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *