Comida e vinho de qualidade fazem as pessoas mais felizes

Essa combinação contribui imensamente com a felicidade, o bem estar e com nível de vida das pessoas de forma geral. Veja como um ótimo vinho para acompanhar uma comida de supremo sabor pode elevar muito sua saúde e qualidade de vida.

É indiscutível que a experiência de viajar, conhecer novos lugares, novas pessoas, outros restaurantes, desfrutar de uma refeição deliciosa e de um ótimo vinho, estimula boas amizades e conversas descontraídas, cria memórias agradáveis e aumenta o estado de felicidade das pessoas. Além disso, é comprovado que compartilhar uma refeição e uma garrafa de vinho com amigos e familiares proporciona emoções positivas, convenientes e benéficas a nossa saúde, fortalece os laços interpessoais, promove um sentimento de conexão, de bem estar e uma vida muito mais saudável.

Mesmo quando não se tratar de um especialista em vinhos, apreciar um vinho de ótima qualidade deixa as pessoas mais felizes. E esse efeito é ampliado quando o ambiente ao redor é bonito, aconchegante, frequentado por pessoas agradáveis, alegres e favorecido por uma boa música. Isto foi comprovado pelos estudos do renomado “Journal of the Science of Food and Agriculture”.

O cenário certamente favorece aos vinhos de qualidade elevada, porque enaltece suas características emocionais evidentes no palato, mesmo de alguns apreciadores menos experientes, graças a um efeito positivo gerado pelas condições envolventes. E isso é uma excelente terapêutica que faz muito bem a nossa saúde física e também à alma.

Vamos clarear uma situação que está sendo muito difundida atualmente.

É evidente o delicado e incerto cenário econômico que vivenciamos. Após o período de estagnação devido à pandemia no início desta década, vivemos às inseguranças do sistema econômico mundial, devido às guerras da Ucrânia/Rússia e também Israel/Hamas. Isso afeta enormemente a vitivinicultura mundial. Principalmente a ruptura brusca no fornecimento de insumos e de forma mais específica, a produção e fornecimento de fertilizantes agrícolas. Os mais pessimistas publicam artigos fundamentados em informações duvidosas e gostam de prever e até mesmo profetizar as quedas na produção e elaboração mundial de vinhos. Imagens de vinhedos abandonados ou de grandes quantidades de vinhos sendo descartadas devem ser questionadas antes de qualquer opinião precipitada.

Já passamos por várias e sérias dificuldades mundiais. Todas foram superadas. Sejamos otimistas e apoiadores da viticultura e na elaboração de excelentes vinhos. A locomotiva da economia mundial em breve retornará aos trilhos com maestria e entusiasmo.

Terminou no dia 12 de março, em Dusseldorf, na Alemanha, a ProWein 2024 – uma das maiores feiras de vinho do mundo – mesmo com todas as dificuldades, a feira contou com aproximadamente 1.200 expositores. Alguns relatórios apontaram os problemas enfrentados pelos especialistas da cadeia de valor do setor. O aumento dos custos de produção foi evidenciado, resultando em queda de rentabilidade e consequentemente no adiamento de investimentos, revisão nas estratégias comerciais e redução de produção. Tudo isso somado aos índices de inflação mundial que acelera o declínio no poder de compra das famílias.

Contudo, o que é mais importante, foi o otimismo de todos ao concordarem que “há uma atmosfera de ar fresco, mas sem fogos de artifício”. Isso caracteriza uma cautela por parte dos produtores, mas existe um sinal claro de recuperação, embora lento, no mercado mundial de vinhos.

Portanto, sejamos otimistas. Não vamos dar créditos aos comentários excessivos, que criticam os benefícios do vinho, que duvidam de seu futuro e das alegrias que ele nos proporciona.

Vamos dar ênfase às notícias saudáveis e ignorar os bajuladores pessimistas que gostam de publicar os descartes de vinhos e as extinções de vinhedos pelo mundo afora.

O vinho de qualidade é salutar, seus benefícios para a saúde, quando apreciados com moderação, são comprovados. Além de o vinho ser indicado para a saúde cardiovascular, cerebral, metabólica e está associado à longevidade saudável, o vinho traz emoções positivas fazendo as pessoas mais felizes e aflora os sentimentos de alegria, animação e entusiasmo.

Não importa se o vinho é tinto, branco, rosé ou espumante. O prato escolhido determinará o vinho que irá acompanhar.

Afinal, já passou da hora de rever todos os nossos conceitos quanto aos vinhos e principalmente quanto a nossa saúde.

Vale salientar que tudo em excesso é nocivo. Porém, reunir os amigos ou familiares para apreciar uma excelente culinária acompanhada por um vinho de qualidade, faz a diferença.

Vamos procurar sempre o positivismo e o que há de melhor. Vamos acreditar no melhor, fazer de nossa vida uma vida melhor, uma saúde melhor e apreciar um vinho melhor.

Assim, seremos mais saudáveis, mais alegres e mais animados.

Um brinde a todos nós que buscaremos sempre estarmos juntos,

E juntos seremos os melhores e mais felizes.

SAÚDE!!!


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *