Sancerre – França: O charme de uma cidadezinha que produz grandes vinhos

Sempre que nos referimos à França, imaginas logo a exuberante Paris. A mente logo nos remete aos seus maravilhosos pontos turísticos mais famosos do mundo. É claro e natural que isso ocorra. Afinal, o fulgor daquela cidade seduz e enfeitiça não só seus visitantes, mas a todos que ali convivem.

Mas, um dos lugares mais lindos do mundo, O Vale do Rio Loire, no noroeste do país, conhecido como o jardim da França, abriga cidades, castelos e belezas naturais com paisagens deslumbrantes. É também, uma rota de vinhos de “cair o queixo”.

É neste cenário que encontramos a cidadezinha de Sancerre. Ela está à margem esquerda do rio Loire, bem em frente à cidade de Pouilly-Fumé.

Charmosa, pequenina, com pouco mais de 16 Km² e uma população de aproximadamente 1.700 habitantes, é circundada por vinhedos e fazendas. Essa região é famosa pela produção dos queijos de cabra e os excelentes vinhos elaborados, principalmente, com as uvas Sauvignon Blanc e Pinot Noir. Embora pequenina, a cidade possui uma tradicional gastronomia de qualidade e nível elevadíssimo.

Sancerre possui estações do ano bem definidas. Os invernos são muito frios e longos e com verões quentes, porém, muito curtos. Isso favorece o cultivo das videiras e produção de vinhos de classe e qualidade.

O clima e a beleza do lugar atraiu, entre os séculos XV e XVII, a atenção dos nobres e dos reis que construíram majestosos castelos na região. Esse patrimônio arquitetônico permanece muito bem conservado até hoje e é uma referência turística, destino de milhares de pessoas todos os anos.

Muitos desses castelos produzem seus vinhos e os rotulam com as devidas denominações AOC (Appellation d’Origine Controlée). Entre esses, podemos citar como exemplo o “Chateau de Sancerre” que possui sua pequena produção totalmente elaborada dentro do próprio Chateau.

Os vinhos elaborados em Sancerre são, na sua maioria, brancos. Eles correspondem a 80% do total produzido, sendo 15% de tintos e 5% de rosés, aproximadamente.

Os vinhos brancos de Sancerre são apreciados e reconhecidos em todo mundo. Produzidos com a uva Sauvignon Blanc, são aromáticos, delicados e elegantes. Possuem cor amarela palha e aparência brilhante, com aromas de frutas cítricas. Sua acidez é marcante e não passam por madeira. Harmonizam muito bem com frutos do mar e queijos de cabra, uma especialidade da região.

Já os tintos, elaborados com a uva Pinot Noir, possuem cor vermelha rubi e aromas de frutas, como cereja e framboesa. De corpo médio, acidez equilibrada e taninos macios. Com salmão grelhado, frango assado e massas com molho vermelho, harmonizam muitíssimo bem.

Os rosés, que são minoria, possuem coloração mais pálida, próxima ao salmão, com aromas de morango e sua acidez é muito equilibrada.

Embora uma cidade pequenina, sua gastronomia é, de fato, excelente. Os queijos de cabra são irresistíveis e seus vinhos estão entre os mais apreciados do mundo. E não é por acaso, são simplesmente maravilhosos.

No seu próximo roteiro, não deixe de incluir os sabores e as fascinações deste aconchegante lugarzinho.

Para quem desejar brindar com um autêntico vinho do Vale do Loire esta é uma ótima opção.


Comentários

Uma resposta para “Sancerre – França: O charme de uma cidadezinha que produz grandes vinhos”

  1. Avatar de Renato Carvalho
    Renato Carvalho

    Sancerre….taí um lugar que eu gostaria de conhecer !!!😃

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *